Histórias de outros carnavais

Todos nós temos lembranças inesquecíveis e únicas de nossos carnavais passados. Com certeza, muitas delas merecem ser compartilhadas com alguém.
 
Na sua ILPI, esse momento de compartilhamento de histórias, com o estímulo ao resgate de memória de seus residentes, pode desempenhar um papel crucial no bem-estar cognitivo e emocional deles, proporcionando benefícios significativos para a sua qualidade de vida e saúde mental.
 
E para te ajudar a transformar esse momento de diversão e interação social em uma atividade de estimulação cognitiva, nós preparamos uma atividade simples. Veja nosso exemplo abaixo e baixe o modelo para usar em sua ILPI.
 

Nosso exemplo

Identifique-se para
baixar o seu modelo

Benefícios de estimular a cognição na pessoa idosa

Sabemos da importância de estimular as lembranças nas pessoas idosas. Afinal, compartilhar nossas vivências e memórias é uma forma divertida  de manter nossa figura viva e lembrada, além de deixar um pouco de nós nas pessoas que nos cercam. Imagina o quão importante é para cada um de nós conhecer as histórias de carnaval preferidas de nossos pais, avós, bisavós e tataravós? 

Sendo assim, essa proposta de atividade tem como nome “Histórias de outros carnavais”. Todos nós temos lembranças inesquecíveis e únicas de nossos carnavais passados que merecem ser partilhadas com alguém.

Objetivos de contar sobre seus antigos carnavais

Por isso, o foco dessa atividade é ouvir as lembranças dos residentes e registrar em um cartão editável, que pode ser compartilhado posteriormente com os familiares e amigos do residente em questão. Logo, uma forma de manter suas lembranças sempre vivas e contadas para quem quiser ouvir.

Dicas para acessar o modelo que fizemos para você:

  • Clique no link disponibilizado pela Gero360. Ao fazer isso, você será direcionado para a página do site do Canva, que é onde você personalizará o cartão de cada residente.
  • Ah! Para acessar o template editável, é necessário ter uma conta criada no Canva. Então, caso ainda não tenha, crie uma conta para conseguir acessar e editar o cartão.
  • Depois de ter a conta criada, acesse o template. A partir disso, comece as edições.

Instruções de como preencher o cartão digital comemorativo

  1. Para adicionar uma foto, primeiro você deve baixar a foto escolhida no computador.
  2. Após baixá-la, clique em “Uploads” e depois em “Fazer Upload de arquivos”. Procure a imagem nos arquivos de seu computador e realize o upload no Canva.
  3. Com o upload realizado, basta clicar na imagem. Ela aparecerá na tela do cartão. 
  4. Arraste para o círculo com a nuvem no canto superior esquerdo do cartão. Quando você fizer isto, a foto aparecerá dentro do círculo automaticamente.
  5. Para digitar o nome do residente, dê um clique duplo (rápido) em “Digite o nome”.
  6. Para digitar a história contada pelo residente, Dê um clique duplo (rápido) em “Clique para digitar”
  7. Para salvar a imagem em seu dispositivo, clique em “Compartilhar”, localizado no canto superior direito da página
  8. Uma aba abrirá. Clique em baixar.
  9. Selecione o formato do arquivo em PNG e clique novamente em Baixar.

Pronto, o cartão digital do residente está finalizado e ficará semelhante ao exemplo que mostramos abaixo!