Rotina de Cuidados do Idoso

Fique atento aos itens fundamentais para a promoção da saúde e para o aumento da qualidade de vida do idoso.

Ana Paula em 10/14/2017

Foto casal de idosos fazendo exercício físico

Ter hábitos saudáveis é praticar, rotineiramente, atividades em benefício da própria saúde e bem-estar.

Com o passar dos anos e a diminuição de sua mobilidade física e de sua autonomia, muitos indivíduos deixam de realizar ações fundamentais à promoção de sua qualidade de vida.

 

Para evitar isso, é fundamental estar atento a itens essenciais na rotina de quem já chegou à chamada terceira idade.

1. Alimente-se Bem

  • Procure fracionar as refeições em pequenas porções e se alimentar a cada três horas
  • Varie o cardápio e procure ingerir de 3 a 5 porções de frutas diariamente
  • Evite alimentos processados e alimentos com corantes e/ou conservantes, os quais dificultam o metabolismo e atrapalham a digestão
  • Invista em alimentos ricos em proteína, grande aliada no fortalecimento muscular

DICA: Consulte um profissional de nutrição, com especialização em Gerontologia, para avaliar suas necessidades e ter o seu plano nutricional individualizado.

2. Socialize

O ser humano é naturalmente sociável. Se agrega com aqueles que tem idéias e propósitos comuns aos seus. Quando jovem, é ávido por interação. Ao amadurecer, tem menor necessidade de pertencer a grupos e tende a se recolher em seu lar.

No entanto, pesquisas científicas apontam que aqueles que possuem amigos, parentes ou companheiros com os quais possam contar em momentos de tristeza e de alegria vivem mais e melhor.

Saiba mais sobre esta pesquisa em: http://www.adultdevelopmentstudy.org/

 

3. Estimule a Memória

Estimular a memória é fundamental para manter a plasticidade neural e a reserva cognitiva, dois aliados importantíssimos quando o assunto é afastar os efeitos de uma doença como, por exemplo, o Alzheimer.

Para isso, você deve aprender coisas novas que envolvam, preferencialmente: visão, audição e emoção. Veja alguns exemplos abaixo.

  • Aprenda um novo idioma
  • Leia bons livros
  • Toque um instrumento que seja novidade para você
  • Assista a palestras na internet

Se você quiser saber mais sobre algumas das recentes descobertas sobre o Alzheimer, recomendo assistir à palestra da Lisa Genova no TED Talk. Lisa é neurocientista e autora do filme “Para Sempre Alice”.

Foto Rotina de Cuidados

4. Movimente-se

É possível conquistar benefícios para a saúde com ações simples da rotina diária, tipo: caminhar até a cozinha sempre que for beber água ou levantar do sofá e caminhar pela sala nos intervalos da programação de TV.

Para melhorar a capacidade funcional do indivíduo e reduzir o risco de algumas doenças, a Organização Mundial de Saúde recomenda:

  • Fazer 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa ao longo da semana. Uma alternativa interessante é combinar exercícios moderados com outros mais vigorosos. Vale ressaltar que a atividade aeróbia deve ser realizada em intervalos de pelo menos 10 minutos de duração.
  • Para quem tem menos mobilidade, a dica é realizar atividades físicas para aumentar o equilíbrio e prevenir quedas.
  • No caso das pessoas que não podem fazer as quantidades recomendadas de atividade física, devido às suas condições de saúde, recomenda-se que sejam tão fisicamente ativas quanto suas habilidades e condições permitirem.

Saiba mais em: http://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_olderadults/en/

Post Movimente-se

5. Previna-se

Prevenção é uma palavra amplamente partilhada nos dias de hoje. De forma geral, ela significa: identificar um potencial problema antes mesmo dele surgir.

Conheça seus problemas de saúde, converse com os profissionais que acompanham seu histórico e peça informações sobre o que fazer para ter uma rotina que promova a sua saúde e qualidade de vida.

Foto Saúde Previna-se