Começos saudáveis e o papel do cuidado ao longo da vida
No dia 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde, uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948 para mobilizar a sociedade em torno de temas prioritários de saúde pública. Em 2025, o tema global da campanha é: “Começos saudáveis, futuros esperançosos”, com foco na saúde materna e neonatal.
A campanha destaca um dado alarmante: uma morte materna ou neonatal evitável ocorre a cada 7 segundos. Por isso, a OMS convida governos, profissionais de saúde e a sociedade civil a garantirem um início de vida mais seguro e digno para todas as mulheres e seus bebês. Além disso, incentiva a evolução dos sistemas de saúde para lidar com condições que vão muito além do parto, como a saúde mental, doenças crônicas e o acesso ao planejamento familiar.
E o que isso tem a ver com a Gero360?
Embora o ecossistema da Gero360 seja voltado ao cuidado de pessoas com 60 anos ou mais, acreditamos que um futuro esperançoso depende da forma como cuidamos das pessoas em todas as fases da vida.
A longevidade não começa aos 60. Ela é construída desde muito antes: na promoção à saúde, na prevenção, no acesso a cuidados de qualidade, na escuta ativa das necessidades e no fortalecimento de vínculos ao longo da vida.
Ao acompanhar de perto o envelhecimento da população brasileira e apoiar instituições, profissionais e famílias que atuam no cuidado da pessoa idosa, vemos na prática os efeitos de políticas bem-sucedidas (ou da falta delas) desde os primeiros anos de vida. Esses efeitos se manifestam de forma clara nas dinâmicas familiares, especialmente quando observamos a potência da convivência entre diferentes gerações. Já exploramos isso com mais profundidade no artigo “Intergeracionalidade: fortalecendo laços e construindo pontes”, em que mostramos como a troca entre gerações pode enriquecer vínculos, valorizar saberes e promover um cuidado mais afetivo e colaborativo.
Sabemos que os desafios na saúde materna impactam diretamente o envelhecimento saudável. O cuidado com mulheres e crianças, hoje, é parte da construção de comunidades mais saudáveis, preparadas para envelhecer com dignidade. Esse cuidado começa na família — tema que aprofundamos no artigo “Família e cuidado: uma relação estreita e fundamental”.

“Cuidar é reconhecer que o futuro se constrói nos gestos de agora. O cuidado começa cedo, com vínculos, escuta e presença — e nos acompanha por toda a vida.”
Ana Paula Neves - Cofudadora da Gero360 Tweet
Nossa contribuição: redesenhando o cuidar
Nosso compromisso com o cuidado vai além da idade cronológica. Trabalhamos para que o cuidado seja humanizado, respeitoso e conectado com as reais necessidades das pessoas em cada fase da vida. Seja promovendo a autonomia na idade avançada, seja fortalecendo a base de famílias que cuidam desde cedo.
Neste Dia Mundial da Saúde, reafirmamos nosso compromisso com uma longevidade conectada, em que o cuidado seja contínuo, transversal e baseado na realidade de cada pessoa.
Porque o futuro é feito de elos — e cada elo importa.