Menu

Desafios na
Gestão de ILPIs

Imagem para pg black friday
Imagem para pg black friday
blank

Poucas pessoas tem a real dimensão do tamanho dos desafios na gestão de ILPIs, as Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas. Só quem vive esta realidade sabe o quanto gerenciar uma ILPI pode ser desgastante.

Em geral, gerenciar um serviço costuma ser árduo. Todavia, nas ILPIs o trabalho parece ser mais complexo. Afinal, a maioria dos negócios costuma ter hora para abrir e hora para fechar. Não é o que ocorre nas instituições onde os clientes residem. Acordar, fazer a higiene pessoal, se alimentar com refeições balanceadas, participar de atividades que estimulem a cognição e o físico, socializar, receber a família… tudo isso acontece nas 24h de funcionamento deste serviço.

Para dar conta disso tudo com alto nível de qualidade e, ao mesmo tempo, garantir a rentabilidade e a sustentabilidade do negócio, um gestor de ILPI precisa ter uma série de competências. Dentre estas, há as competências “mais gerais”, aquelas aplicáveis aos mais variados tipos de serviços, e as competências mais específicas, que são mais diretamente relacionadas ao cuidado e à saúde de pessoas idosas.

Um bom gestor costuma ter, pelo menos, o conhecimento básico dos temas relevantes que envolvem o seu negócio. Mesmo quando há um sócio especialista em determinado assunto ou uma equipe de confiança que cubra todas as competências necessárias, é preciso ter o conhecimento necessário para tomar decisões e responder pelo negócio com segurança. Afinal, nos momentos mais críticos, quem é chamado à responsabilidade é quem o gestor.

3 aspectos fundamentais para fazer uma boa gestão de sua ILPI

Ter objetivos e metas bem definidos e monitorados

Uma boa gestão visa garantir que os resultados obtidos no dia-a-dia estão de acordo com os objetivos e metas estabelecidos para o negócio.  Então, o primeiro passo é saber o que deseja alcançar. Por exemplo: Qual a rentabilidade que se espera obter? Qual o segmento de mercado irá atender? Como a marca deve ser percebida no mercado? 

Depois, é preciso ter informações  indicadores de desempenho que ajudem a avaliar como está a gestão do negócio. Eles podem auxiliar, inclusive, a identificar problemas em potencial, antes mesmo que eles ocorram.

Processos bem definidos e executados

Não basta ter objetivos e metas! É preciso ter ações muito bem executadas para alcançá-los. Por isso, uma boa gestão tem processos bem definidos e documentados. Lembra dos “famosos POPs”, os procedimentos operacionais padrão de sua ILPI? Eles são formas de documentar processos.

Equipe qualificada e treinada

A equipe é parte fundamental para “tirar objetivos e metas do papel” e transformá-los em realidade. Afinal, é a equipe que executa grande parte dos processos e, consequentemente, a qualidade do serviço está diretamente relacionada ao desempenho dela.
E, quando se trata de um serviço que lida com o cuidado e o bem estar de pessoas, não há espaço para qualidade ruim. Não é mesmo?

Como se fortalecer para vencer os desafios na gestão de ILPIs?

blank
Invista em formação

Esteja sempre em dia com as boas práticas de gestão. Inclua o aprendizado contínuo em sua rotina e na de sua equipe. Busque fontes de conhecimento que sejam referência em gestão de negócios.
Uma excelente alternativa para quem é gestor de ILPI é a Pós-graduação de Gestão em Geriatria e Gerontologia da PUC-Rio. O curso foi desenvolvido especialmente para pessoas que atuam ou pretendem atuar na gestão de serviços de atenção às pessoas idosas. Por isso, a grade do curso faz um mix de disciplinas sobre saúde e cuidado de pessoas idosas e disciplinas de gestão de negócios.

A turma de 2023 da Pós-graduação de Gestão em Geriatria e Gerontologia da PUC-Rio está com matrículas abertas. Clique e saiba mais sobre o curso!

Invista em informações gerenciais confiáveis

É humanamente impossível estar à frente da gestão nas 24h de funcionamento da ILPI. Por isso, é preciso ampliar seu potencial de intervenção na rotina, usando ferramentas de gestão que garantam informações confiáveis e um excelente controle do que acontece em seu negócio.

Para isso, você pode contar com a Gero360. Nosso software para a gestão de ILPIs é o preferido dos gestores em todo Brasil. Tecnologia simples para a gestão eficiente é o nosso objetivo e, com ele, nos tornamos líderes no segmento de tecnologia para a gestão de ILPIs.

Com o Gero360 para ILPIs você terá segurança na gestão da rotina de cuidados dos residentes e, adicionalmente, fará a gestão financeira do seu negócio com bastante tranquilidade.

blank
blank
Reproduzir vídeo
"Para nós, a Gero360 foi uma grande ferramenta que veio nos ajudar no nosso dia-a-dia; facilitar o nosso atendimento. E, além de facilitar, ela também nos traz uma forma de garantir a qualidade para o nosso residente."
blank
Hayde Fernandes
Proprietária da Bálsamo Gileade

Quais os benefícios de usar nosso software na gestão de sua ILPI?

O software para ILPIs da Gero360 foi desenvolvido em 2019 para apoiar gestores que não estavam satisfeitos com as alternativas que encontravam no mercado. Desde então, a Gero360 vem se destacando como a solução preferida de gestores e equipes de mais de uma centena de instituições brasileiras. Nosso software para ILPIs é simples de usar e conquista até quem nunca teve muita familiaridade ou simpatia por tecnologia. Ao escolher a Gero360 você tem: 

  • Redução de tempo na realização de tarefas

  • Redução de custo com impressões

  • Maior segurança operacional e jurídica

  • Maior facilidade para gerir e treinar sua equipe

  • Segurança, rastreabilidade, liberdade e controle de acessos nas suas mãos

  • Gestão completa: financeiro e operacional integrados

  • Maior visibilidade dos resultados do seu negócio
"Eu tenho redução de trabalho, redução do uso do espaço, maior confiabilidade, maior segurança e a equipe dedicada exclusivamente ao cuidado."
Logo do Anni Azurri - Vida e Lar para Idosos
Mayra Tofanetto
Sócia proprietária do Anni Azurri
blank
Reproduzir vídeo

Saiba + sobre as vantagens e o preço para ter o software de gestão de ILPIs preferido dos gestores em sua instituição.