Conforme publicamos no post “Parkinson e envelhecimento: como garantir o conforto do idoso?”, o período entre 4 e 11 de abril, marca a semana de conscientização sobre a doença de Parkinson. Somando esta informação ao objetivo de nosso blog – que é produzir conteúdos relevantes sobre: saúde; bem-estar; envelhecimento; rotina de cuidados; dentre outros – preparamos esta a dica de filmes que você confere abaixo:
Never steady, never still (2017)
Este premiado drama canadense, da escritora e diretora Kathleen Hepburn, conta a história de Judy – uma mãe que vive com Parkinson há quase duas décadas.
A vida de Judy se torna cada vez mais desafiadora quando seu marido – e seu cuidador – morre, deixando-a sozinha para criar um filho adolescente.
O filme é estrelado por: Shirley Henderson e Théodore Pellerin.
Amor e outras drogas (2010)
Jamie Randall (Jake Gyllenhaal) é um garanhão incorrigível. Após ser demitido do cargo de vendedor em uma loja de eletrodomésticos por ter seduzido uma das funcionárias, ele passa a trabalhar num grande laboratório da indústria farmacêutica. Como representante comercial, sua função é abordar médicos e convencê-los a prescrever os produtos da empresa para os pacientes. Em uma dessas visitas, ele conhece Maggie Murdock (Anne Hathaway), uma jovem de 26 anos que sofre de mal de Parkinson. Inicialmente, Jamie fica atraído pela beleza física e por ter sido dispensado por ela, mas aos poucos descobre que existe algo mais forte. Maggie, por sua vez, também sente o mesmo, mas não quer levar o caso adiante por causa de sua doença.
O trailer legendado do filme está publicado no site adorocinema.
Tempo de Despertar (1990)
O filme “Tempo de Despertar” é uma adaptação do livro escrito em 1973 pelo neurologista britânico Oliver Sacks. É um relato autobiográfico no qual o doutor conta sua experiência com pacientes portadores de encefalite letárgica. O filme foi estrelado por Robin Williams e Robert De Niro e que teve três indicações ao Oscar.
Robins Williams interpreta médico pesquisador, Dr. Malcolm Sayer, que usa uma droga experimental para ´despertar´ as vítimas catatônicas de uma rara doença. De Niro co-estrela como Leonard, o primeiro paciente a receber o tratamento. Encorajado pela recuperação do paciente, Sayer administra a droga para outros portadores da doença. A história apresenta, de forma emocionante, a amizade que se estabelece entre o doutor e o paciente.
Referências:
Nossas dicas foram selecionadas com base na opinião de quem conhece o assunto. Para saber mais, visite:
Sobre a Gero360
Nosso propósito é aliar conhecimento e tecnologia para inspirar indivíduos, estimular comportamentos e relacionamentos voltados para o cuidar de si e para o cuidar do outro com simplicidade, dedicação e amor.
Posts recentes
- Intergeracionalidade: Fortalecendo laços e construindo pontes 27/07/2024
- Saúde Digestiva: Cuidados importantes na terceira idade. 29/05/2024
- Família e cuidado: uma relação estreita e fundamental 07/05/2024
- Como dar mais conforto à pessoa idosa com parkinson? 11/04/2024
- Atividade física na terceira idade 08/04/2024
Categorias
- Vale a pena ler (6)
- Publicações de Parceiros (2)
- Gero360 na mídia (4)
- Blog (92)