O cuidador: quem é essa pessoa e como ajudá-la?
Ana Paula Neves em 11/06/2018
O cuidador
O cuidador é aquele que ajuda quem necessita de cuidados. Em geral, o cuidador ajuda a pessoa a executar suas atividades de vida diária. A ajuda pode ser direcionada, por exemplo, a uma pessoa idosa com perda funcional; a um familiar que passou por cirurgia ou teve um AVC (acidente vascular cerebral). No Brasil, grande parte dos cuidadores são familiares não-remunerados, que prestam cuidados em período integral ou meio período.
No texto “Saúde do cuidador em foco”, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo (SBGG-SP) apresenta alguns dados sobre a realidade do cuidador, tais como:
- Estima-se “que 80% dos cuidadores cumprem essa função diariamente, numa rotina que envolve não apenas os cuidados pessoais do paciente mas também tarefas domésticas.
- 37% dos cuidadores estão envolvidos na administração de medicamentos, injeções e tratamentos médicos para o paciente
- Estima-se que 26% dos cuidadores gastem até 10% de sua renda mensal em itens relacionados ao cuidado.
A SBGG-SP alerta para os riscos de cuidar e ressalta a importância de cuidar, também, da saúde do cuidador. Nós reforçamos este coro. Como já escrevemos antes no post “Cuidar de alguém não pode ser um ato solitário”, é preciso (e possível!) dividir tarefas e criar um círculo no qual as pessoas se ajudem. Ao criar o círculo de cuidados, o cuidador distribui atividades e compartilha informações com pessoas que podem ajudá-lo a cuidar melhor de alguém ou de si mesmo.
Uma forma de fazer isso é usando a tecnologia. O celular, tão utilizado para bate-papo, pode ser uma ferramenta poderosa para o cuidar junto.
Um cuidador familiar e uma ideia
A SBGG-SP repercutiu matéria da jornalista Mariza Tavares para o G1, que ressaltou a contribuição do aplicativo gratuito Gero360 para cuidados com o idoso. Em seu texto para o blog Longevidade: modo de usar, a jornalista conta o que Leônidas Porto, fundador da Gero360, fez para ajudar a mãe, que ficou viúva cedo e criou oito filhos, quando ela começou a perder independência e autonomia.
“Depois que os filhos casaram, ela quis continuar morando sozinha. Quanto tinha 75 anos, notamos que já enfrentava algumas limitações, embora continuasse querendo ficar em casa. Três filhos moravam perto, eu inclusive, e fiquei responsável pela gestão dos cuidados. Foi quando comecei a trabalhar no conceito de um aplicativo que controlasse a rotina dos medicamentos e as medições vitais”. [trecho do texto de Mariza Tavares, que pode ser lido na íntegra neste link]
O aplicativo mencionado na matéria, é o Gero360. Ele é grátis e está disponível para iOS e Android. De acordo com o criador do Gero360, o aplicativo oferece os recursos necessários para facilitar a vida do cuidador porque foi desenvolvido por cuidadores familiares.
Como funciona o aplicativo para o cuidador?
Usar o aplicativo Gero360 é muito fácil, para começar recomendamos as seguintes ações:
1. Baixe o aplicativo agora mesmo e faça o seu login
2. Crie o primeiro círculo de cuidados: para você ou para alguém de quem você vai cuidar
3. Convide outras pessoas para fazer parte do círculo que você criou
4. Planeje, registre e acompanhe medições vitais, eventos regulares e o uso de medicamentos
5. Defina seus lembretes e alertas
Pronto! Depois, basta usufruir os benefícios de ter o Gero360 gratuito sempre com você.
Recursos principais
Medicamentos
Simplifique a administração de medicamentos, tendo sempre em mãos as informações necessárias para comprar ou administrar o remédio, conforme a prescrição médica.
Medições Vitais
Registre ou consulte o histórico de medições vitais e saiba quando, por exemplo, a pressão arterial ou a temperatura estiverem fora do padrão esperado.
Lembretes e Alertas
Receba lembretes das tarefas sob sua responsabilidade ou alertas caso algum item relevante da agenda de cuidados tenha sido esquecido por outra pessoa.
Eventos
Organize ou consulte os eventos rotineiro, tais como: atividades físicas, lazer, alimentação ou compromissos sociais.
Círculo de Cuidado
Compartilhe informações com quem te ajuda a cuidar de alguém: família, médicos, fisioterapeuta, nutricionista ou quem mais você quiser.
Começar a usar o aplicativo gratuito