Menu

Alimentação no outono: saiba o que preparar para os idosos

Ana Paula Neves em 30/03/2022

Alimentação equilibrada para idosos na estação do outono

A mudança de estação traz mudanças também para as necessidades do nosso corpo e alguns fatores são fundamentais para garantir a nossa saúde, entre eles, a alimentação. No outono, ela pode ser uma grande aliada na prevenção de complicações de saúde, além de promover o bem-estar.

Para a Medicina Chinesa, o outono representa uma época de colheita e, ao mesmo tempo, é caracterizado por ser uma estação melancólica e de recolhimento. Ao olhar para o contexto atual de quase 2 anos de pandemia, em que as pessoas sofreram muitas perdas e fizeram isolamento intenso, percebe-se ainda mais a necessidade de se cuidar para ter um equilíbrio, e, para isso, a nutrição pode ser uma grande aliada.

Por ser um período seco em grande parte do Brasil, o cuidado com a hidratação é fundamental. Para ajudar a planejar as refeições na sua ILPI, separamos algumas sugestões e dicas que irão levar mais saúde para os seus residentes!

1. Priorize alimentos da estação

legumes e verduras da estação

Além de serem vendidos a um preço melhor, devido à grande produção, os alimentos de época também têm como vantagem o menor uso de agrotóxicos e, por crescerem no seu tempo, sem técnicas para adiantar seu amadurecimento, maior riqueza de nutrientes e sabor. Outra vantagem de consumir os alimentos da safra na dieta é que eles contam com os nutrientes necessários para proteger e garantir a saúde na estação, como é o caso das vitaminas A e C, importantes antioxidantes.

 

Com todos esses motivos, fica fácil perceber que observar o que a natureza recomenda para a alimentação é essencial para descobrir o que inserir nas refeições. Invista em alimentos como: acelga, alho-poró, escarola, repolho, rúcula, abobrinha, beringela, beterraba, batata doce, cenoura, mandioca, quiabo, nabo, inhame, rabanete, caqui, coco seco, figo, graviola, limão, kiwi, mamão, manga, pera, tangerina e banana.

2. Os líquidos são grandes aliado

Além de garantir que os residentes recebam água em quantidade para manter o corpo hidratado, evitando a desidratação e suas consequências, durante este período é indicado também apostar em sucos com as frutas da estação e caldos e sopas, utilizando legumes como abóbora, inhame, batata baroa, cenoura e milho.

3. Frutas nunca são demais

As frutas são sempre bem vidas. Todavia, no outono elas têm um papel especial para ajudar a manter seu corpo hidratado. Aproveite o alto poder de hidratação de algumas frutas, como: melancia, melão, mamão e abacaxi

Importância das frutas na dietas no outono

4. Aposte em caldos para as refeições

Uma recomendação comum no outono são os caldos, uma vez que a quantidade de líquido nas receitas ajuda a “compensar” a desidratação causada pelo clima seco característico da estação. Mas atenção! Não estão valendo aqui os caldos industrializados, como tabletes de carne ou frango – eles fazem muito mal, especialmente devido ao excesso de sódio. A solução é, então, cozinhar seu próprio caldo. Selecione os ingredientes (legumes, pedaço de carne, frango, ervas e temperos), coloque-os em uma panela com água fria e deixe cozinhar.

5. Esquente o corpo de dentro para fora

Leve em consideração também alimentos que conseguem aquecer o corpo, não por sua temperatura, mas por suas características. A canela e o gengibre podem ser usados com esse intuito, temperando as refeições e oferecendo suas propriedades ao organismo durante essa época do ano.

6. Aumente o vínculo com a cultura e com a família

O Brasil é rico em cultura e em sabor e cada região conta com uma variedade de receitas tradicionais que têm em suas origens contribuições africanas, portuguesas, espanholas, italianas, alemãs e muitas outras!

Uma alimentação de qualidade precisa ir para além dos nutrientes, trazendo a cultura para a mesa através de pratos típicos regionais e tradições de família. Refeições que estimulam a memória afetiva, como a canja de galinha, podem ser ótimas opções para trazer mais aconchego para a sua ILPI durante esta época. Veja a receita que separamos deste prato tão tradicional!

canja de galinha receita caldos outono
Ingredientes

 

  • 1 peito de frango desfiado
  • 1 xícara de arroz cru
  • 2 tomates picados
  • 2 cenouras picadas
  • 1 cebola média picada
  • 2 batatas picadas
  • 1/2 xícara de brócolis
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de azeite
  • 1 litro e meio d’água
  • cheiro verde a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo

 

  1. Em uma panela, refogue a cebola picada com azeite, quando dourar, adicione os alhos e refogue;
  2. Adicione os tomates e o frango picado e refogue;
  3. Quando o tomate estiver mole e o frango bem refogado, adicione as batatas, as cenouras, o brócolis e a água;
  4. Deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 15 minutos;
  5. Depois, mude para fogo baixo e adicione o arroz e os temperos;
  6. Deixe cozinhar por mais 15 minutos ou até cozinhar completamente o arroz;
  7. Desligue o fogo, adicione o cheiro verde picado e sirva

Além dessa receita, você pode pedir sugestões de pratos e receitas de família dos próprios residentes a partir dos ingredientes disponíveis nesta época, tornando o momento das refeições ainda mais especial;

E-book para ILPIs com dicas para o cuidado ao idoso no outono

Quer conferir mais dicas para garantir a saúde dos residentes da sua instituição? Nossa equipe preparou um e-book completo com dicas para prevenção de doenças típicas da estação, alimentação, atividades de lazer e muito mais para você aplicar na sua ILPI. Clique abaixo e baixe agora!