Menu

Idosos e crianças são as principais vítimas de intoxicação por medicamentos

Ana Paula Neves em 07/12/2017

Saúde do Idoso

Segundo levantamento da UNICAMP, publicado no site do G1 em 05/12/2017, a intoxicação por medicamentos representa 33,62% dos casos de intoxicação atendidos em seu Centro de Informação e Assistência Toxicológica. O estudo revela que idosos e crianças são os mais afetados por este tipo de problema e que medicamentos populares – como os antitérmicos e os medicamentos para a dor – estão entre os causadores da intoxicação medicamentosa.

No caso do idoso, é comum o avanço da idade trazer consigo a necessidade do uso regular de um ou mais medicamentos. Quanto maior o número de medicamentos usados simultaneamente, maior a necessidade de atenção às possíveis reações adversas provenientes das interações entre eles. Dentre os efeitos indesejados, podem ocorrer: menor adesão à terapia medicamentosa, diminuição da capacidade funcional e, até mesmo, declínio cognitivo do idoso.

Deste modo, é fundamental seguir corretamente a rotina recomendada para o uso de medicamentos e procurar rapidamente o médico em caso de intoxicação.

Veja, abaixo, algumas dicas e conheça os principais sintomas da intoxicação por medicamentos.