Menu

Dicas de comemorações na sua ILPI em julho

Em julho, celebramos o Dia Nacional do Homem, a amizade, o escritor e os nossos queridos avós. Confira, no texto, algumas ideias de como comemorar essas datas na sua Instituição.

Equipe Gero360 em 12/07/2021

Dicas para o mês de julho: atividade de leitura e socialização

Nossos textos com dicas de comemoração na sua ILPI vem fazendo cada vez mais sucesso ao longo dos meses. Em julho, não podia ser diferente! O mês tem datas especiais e interessantes, que podem gerar atividades criativas; animadas e educativas para os seus residentes e para a sua equipe. Confira o texto até o final. E, se ainda não conhecia as nossas dicas, acesse os textos dos meses anteriores para se inspirar e ter sempre novidades em seu residencial.

Dia Nacional do Homem | 15 de julho

Você sabia que, no Brasil, o dia 15 de julho é dedicado à celebração do Dia do Homem? 

Esta data, pouco divulgada, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para problemas e circunstâncias que podem atingir, em especial, o sexo masculino. Estudos revelam que, em geral, os homens cuidam bem menos de sua própria saúde do que as mulheres. Em alguns casos, infelizmente, o cuidado com a saúde do homem só acontece quando uma doença exige.  

 

Por isso, informar sobre o tema e estimular a mudança deste comportamento entre os homens é tão importante. Listamos os principais aprendizados da pesquisa “Um Novo Olhar para a Saúde do Homem”, realizada em 2019, para que você saiba mais sobre o assunto e defina as ações de conscientização que fazem mais sentido realizar em sua ILPI.

Aprendizados da pesquisa "Um Novo Olhar para a Saúde do Homem" 

  • Homens sabem que precisam adotar hábitos saudáveis, mas na prática é diferente. Por exemplo, cerca de 65% dos entrevistados sabem que a prática de exercícios físicos é essencial, mas somente 35% se exercitam pelo menos três vezes por semana.
  •  Existe certa resistência por parte dos homens para procurar atendimento médico, por motivos associados aos valores das consultas, à falta de agendamento dos médicos do SUS ou por se sentirem bem e, por isso, acharem que não precisam procurar atendimento médico.
  • Os homens estão emocionalmente fragilizados, pois sentem ansiedade (63%), tristeza (46%) e depressão (23%). Este dado reforça o fato de que o fardo de “super-herói” carregado por muitos deles é um mito, e, assim como os demais indivíduos, precisam assumir o protagonismo dos cuidados da sua saúde.

 

Propostas de atividades para a ILPI 

Conscientização da equipe
A partir dos dados apresentados acima, proponha um momento de diálogo com a sua equipe para conscientizar sobre o cuidado e a saúde do homem, a importância do check up periódico e a necessidade de voltar a atenção, também, para a saúde mental desses indivíduo. Neste bate-papo, vale envolver não só os homens, mas também as mulheres da sua Instituição que podem levar essas informações relevantes para familiares, maridos, filhos, entre outros.

Homenagem aos residentes
Que tal celebrar este dia mostrando para os funcionários e idosos da sua instituição como são
especiais? Prepare cartões com mensagens de afeto para todos os homens da sua ILPI. Da mesma forma, você pode estimular os funcionários da sua instituição a escreverem em um cartão nomes de homens que eles admiram, assim como suas principais qualidade e fatores que motivam essa admiração.

Dia da Amizade | 20 de julho

Dizem por aí que amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito. Quando você tem décadas e mais décadas vividas, é bem provável que amigos especiais tenham cruzado seu caminho e permaneceram guardados no peito ao longo de tantos anos.

Como falamos no nosso texto A Vida Social dos Idosos, a socialização é de extrema importância para uma vida longa e feliz. Uma pesquisa realizada por um pesquisador de Harvard fala que as pessoas que estão mais conectadas com a família, com os amigos e com a comunidade são mais felizes, fisicamente mais saudáveis e vivem mais do que as pessoas que tem poucas conexões sociais.

O Dia da Amizade, ou Dia do Amigo, é comemorado em 20 de julho e é uma oportunidade para estimular a memória afetiva e lembranças dos residentes da sua instituição.

Dinâmica do coração

Com inspiração no trecho da música Canção da América citado acima, peça para seus residentes recortarem corações de cartolina e, dentro de cada um, escrever um ou dois amigos que estão guardados “a sete chaves, dentro do coração”.

 

Ficha do conhecimento

O quão bem os residentes da sua ILPI se conhecem? Crie uma dinâmica de perguntas que estimule o conhecimento e a interação entre cada um deles. Na chamada “Ficha do conhecimento”, um residente pode sugerir sobre o outro quais são seus gostos e preferências sobre diferentes assuntos, como por exemplo:

– Qual o prato preferido do residente 1?

– Quantos anos ele tem?

– Qual a atividade preferida dele na Instituição? 

Dia Nacional do Escritor | 25 de julho

Estudos comprovam que a leitura diminui os ameniza os efeitos do envelhecimento e ajuda na prevenção de doenças degenerativas do corpo e da mente. Por isso, aproveite o Dia Nacional do Escritor para promover atividades relacionadas à leitura na casa de repouso.

 

Biblioteca

Dia do Escritor é uma ótima oportunidade para você iniciar uma biblioteca na sua instituição ou renovar a existente. Incentive que familiares doem livros que tenham uma conexão afetiva com os residentes, ou livros que não usem mais. 

Caso seja a primeira vez da sua Instituição com uma biblioteca, crie uma rotina dos residentes com o cantinho da leitura e divulgue esses momentos para os familiares.

O Bela Flor Residencial apostou num cantinho charmoso e aconchegante para estimular a leitura dos residentes.

Leitura em grupo

Selecione trechos de obras populares de grandes escritores brasileiros para uma leitura em grupo com os residentes da sua ILPI. Alguns nomes para participarem da dinâmica: Clarice Lispector, Jorge Amado, Machado de Assis, Cecília Meireles, Carlos Drummond Andrade.

Dia dos avós | 26 de julho

Como falamos anteriormente em outras comemorações, devido à pandemia e à importância de manter o distanciamento social, datas comemorativas – normalmente, marcadas pela reunião com pessoas queridas – precisam ser ressignificadas para a proteção de todos. No Dia dos Avós, como promover a conexão entre netos e idosos residentes com segurança?

Conexão com familiares

Incentive que os netos enviem fotos e cartões com mensagens carinhosas para os residentes. Você enviar modelos prontos de cartões on-line para serem preenchidos pelos familiares e, no dia 26, imprimir para entregar para os residentes.

Além disso, as videochamadas tem sido uma estratégia adotada em diversas datas comemorativas entre familiares. Que tal aproveitar a tecnologia para reunir os avós residentes na sua ILPI e seus netos? Estimule o envio de fotos e vídeos dos familiares para os residentes e mensagens com abraços virtuais.

Receitas afetivas

Embora nesta data os avós sejam os merecedores de presentes, sabemos que as receitas de “vó” são grandes integradoras entre gerações. Famosas entre diversos núcleos familiares, muitas vezes a produção dessas receitas desperta a memória afetiva entre netos e avós. Resgate entre seus residentes quais são essas receitas e dedique um dia para cozinha-las junto com os idosos.

Quer ficar por dentro de outras datas especiais para organizar atividades em sua instituição? Clique no botão abaixo para ter acesso ao calendário de datas comemorativas de 2021 preparado pela equipe Gero360 especialmente para ILPIs.

Referências externas:
https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata

file:///Users/anapaulaneves/Downloads/pesquisa_saudedohomem_institutoladoalado.pdf