Dicas de comemorações na sua ILPI em junho

Quer ideias de como celebrar as datas comemorativas de junho na sua Casa de Repouso? Nossa equipe separou dicas para comemorações ao longo do mês. Confira no texto.

Equipe Gero360 em 31/05/2021

comidas típicas de festa junina

Dia Mundial do Meio Ambiente | 5 de junho

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela ONU com o objetivo principal de alertar a população para os problemas ambientais enfrentados pela nossa sociedade e para a importância da preservação do meio ambiente.

Entre os principais pontos abordados nesta data, existe um destaque para o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, entre outros. Confira algumas atividades para celebrar a data na sua instituição:

horta vertical com garrafas pet

Fonte: CicloVivo

Horta vertical

A correria do dia-a-dia muitas vezes nos afasta do contato com a natureza e, principalmente, limita nossas opções de hortaliças e alimentos saudáveis. Criar uma horta vertical junto com os residentes combina a dinâmica da atividade com o aprendizado da reciclagem de garrafas PET.

Decoração com reciclagem

Que tal criar vasos com embalagens descartáveis? Veja alguns exemplos abaixo:

Dia Mundial da Imunização | 9 de junho

As vacinas têm uma contribuição relevante no aumento da nossa expectativa de vida: pessoas vacinadas tem mais condições de enfrentar adversidades associadas à ação de vírus e bactérias, como mencionamos no texto recente do nosso blog Saiba mais sobre a vacina contra a COVID-19 em idosos. A data é uma oportunidade de trabalhar atividades com os residentes e a comunicação com familiares, compartilhando atualizações sobre o calendário vacinal dos idosos e informações importantes sobre vacinas em geral.

Roda de conversa sobre a importância das vacinas

Que tal convidar o médico geriatra parceiro da sua instituição para explicar para os residentes a importância de se vacinar? O bate-papo será esclarecedor para evitar notícias falsas sobre o tema e passar segurança para os idosos no cuidado com a saúde de cada um deles.

Comunicação com a família

Aproveite a roda de conversa para produzir um conteúdo sobre o bate-papo e as informações relevantes levantadas pelo geriatra. Compartilhe um resumo com as principais informações do tema em formato de PDF por WhatsApp, e-mail ou até nas redes sociais da sua ILPI.

Festa Junina | a partir de 12 de junho

As festas juninas, celebrações consagradas em diversos estados brasileiros, são comemorações que celebram três santos populares: Santo Antônio, São Pedro e São João. Tradicionalmente, elas acontecem entre os dias 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, 23 e 24, dia de São João, e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro.

Assim como diversas celebrações brasileiras, a festa junina remete à reunião com pessoas queridas, dança, contato humano. Sabemos que, nos tempos de pandemia do novo coronavírus, essa é mais uma das tradições que precisam ser ressignificadas.

Veja algumas opções de ações para comemorar a festa junina na sua instituição de longa permanência:

Comidas típicas

Escolha uma data para produzir pratos típicos de festa junina para os residentes da sua ILPI. A gastronomia é uma das estrelas dessa celebração e algumas receitas passam de geração para geração. As mais tradicionais são: curau, pamonha, caldos, cuscuz, paçoca…

Por ser uma festa nacional, cada região do Brasil tem sua interpretação com diferentes ingredientes e pratos. Confira os mais famosos em cada uma delas:

  • Norte: maniçoba, tacacá, bolo de mandioca
  • Nordeste: baião de dois, mugunzá, pé de moleque
  • Centro-oeste: pamonha, broa de fubá, arroz doce
  • Sudeste: quentão, caldinho de feijão, pão de queijo
  • Sul: quentão com vinho, salsichão, arroz carreteiro

Para conferir mais opções de pratos e os ingredientes de cada um, clique aqui e confira este texto sobre o tema.

Decoração

Neste ano, a festa junina não pode ter aglomeração, mas a decoração temática está liberada! No vídeo abaixo, você aprende a fazer um painel, toalha, pratos e arranjo para decorar as mesas da festa. Tudo isso de forma simples e super criativa, com elementos fáceis de adquirir.

Dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa | 15 de junho

De acordo com a Rede Internacional para a Prevenção dos Maus Tratos contra o Idoso, a violência contra este grupo é: “É um ato (único ou repetido) ou omissão que lhe cause danos ou aflição e que se produz em qualquer relação na qual exista expectativa de confiança”.

Existem diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa, entre elas:

  • A negligência, quando os responsáveis deixam de oferecer cuidados básicos;
  • O abandono, quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis;
  • A violência física, quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam;
  • A psicóloga ou emocional, que são comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento;
  • E a violência sexual, quando a pessoa idosa é incluída em ato sexual por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

Bate-papo e materiais informativos

Por ser um tema sensível para alguns idosos, a informação e o apoio são ferramentas fundamentais para quebrar o ciclo de violência na vida desses indivíduos. Promova uma roda de conversa com um profissional psicólogo para orientações sobre proteção e garantia de direitos, com material informativo sobre o tema. Divulgue essas informações também nos canais da sua instituição e promova a conscientização sobre o tema.

Quer ficar por dentro de outras datas especiais para organizar atividades em sua instituição? Clique no botão abaixo para ter acesso ao calendário de datas comemorativas de 2021 preparado pela equipe Gero360 especialmente para ILPIs.