Dia do Idoso: Vamos comemorar juntos?

Exercitar a empatia entre os seres humanos é fundamental para promover uma real reflexão sobre o envelhecimento e seus impactos em nossas vidas. Leia mais no texto.

Equipe Gero360 em 10/01/2019

Criado pela ONU, o Dia Internacional do Idoso, celebrado todo dia primeiro de outubro, reforça a importância de conscientizar a população sobre os direitos universais dos idosos e voltar o olhar para o perfil e as necessidades desta parcela da população. 

O que é ser idoso em 2019? 

Engana-se quem se apega à imagem de uma pessoa frágil e sem autonomia. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 35% das pessoas com mais de 60 anos continuam trabalhando no Brasil. Ainda, de acordo com o instituto Data Popular, 37% são economicamente ativos e a renda média está 44% acima da renda média nacional. Para completar, 53% dos idosos não se sentem “velhos”. 

O envelhecimento da população é uma conquista e, principalmente, uma realidade: de acordo com dados do IBGE, existem aproximadamente 30,2 milhões de idosos no Brasil. A previsão é de que, em 11 anos, o número de pessoas 60+ anos seja maior do que o número de crianças até 14 anos de idade. Em 2040, a expectativa de vida do brasileiro irá chegar a 80 anos de idade. 

Os avanços na medicina e as melhorias na qualidade de vida são alguns dos fatores para a faixa denominada terceira idade ter se estendido ao longo dos anos. No entanto, estão longe de ser suficiente. É preciso fazer mais para garantir o “viver bem” até o final das nossas vidas. Zelar pelos direitos das pessoas idosas significa promover políticas públicas que levam em conta as necessidades dos mais velhos; garantir a não discriminação no ambiente de trabalho; lutar contra os abusos físicos, verbais psicológicos; contra a negligência e o abandono por parte da família; a exclusão social e o isolamento. 

E não para por aí: exercitar a empatia entre os seres humanos é fundamental para promover uma real reflexão sobre o envelhecimento e seus impactos em nossas vidas. Afinal, o dia 1º de outubro será o dia de todos nós em algum momento. 

Nós, da Gero360, trabalhamos diariamente para conectar pessoas para uma vida mais longa e significativa. Conheça mais sobre o nosso trabalho aqui.