Dia do Idoso: confira 4 filmes sobre envelhecimento

Hoje é dia de celebrar: em 1º de outubro é comemorado, em todo o mundo, o Dia Internacional do Idoso. No post anterior que divulgamos no blog “Dia Internacional do Idoso: vamos comemorar juntos?” (clique aqui para ler mais), convidamos nossos leitores a um exercício de empatia e reflexão sobre esta parcela da população e o processo […]

Equipe Gero360 em 10/01/2019

Hoje é dia de celebrar: em 1º de outubro é comemorado, em todo o mundo, o Dia Internacional do Idoso. No post anterior que divulgamos no blog “Dia Internacional do Idoso: vamos comemorar juntos?” (clique aqui para ler mais), convidamos nossos leitores a um exercício de empatia e reflexão sobre esta parcela da população e o processo de envelhecimento. 

Acreditamos que todo esforço para compreender esta etapa da vida é uma tarefa válida. Por isso, selecionamos 4 filmes que retratam as diferentes faces do envelhecimento, em narrativas de comédia, suspense e até animação. Filmes que refletem sobre as adversidades deste período ou que estimulam a celebração da vida até o seu último dia. Vamos conferir? 

1) Amor (2012)

Prepare o lencinho, drama a caminho. O filme mostra como a vida de um casal sofisticado e educado, ambos professores de música aposentados, é repentinamente destruída quando Anne (Emanuelle Riva) sofre um derrame. Sempre a seu lado estará o também frágil Georges (Jean-Louis Trintignant). 

2) O Curioso Caso de Benjamin Button (2008)

O filme é uma verdadeira reflexão sobre o tempo. Benjamin Button é um homem que nasce idoso e rejuvenesce à medida que o tempo passa. Doze anos depois de seu nascimento, ele conhece Daisy, uma criança que entra e sai de sua vida enquanto cresce para ser dançarina. No entanto, o progressivo rejuvenescimento de Benjamin determinará o fim da relação do casal. 

3) Cocoon (1985)

Divide opiniões, mas é um clássico dos longas que falam sobre envelhecimento. Aposentados que vivem em um asilo na Flórida ganham um novo sopro de vida ao descobrir uma “fonte da juventude” na água da piscina de uma casa aparentemente abandonada. Eles não sabem que extraterrestres estão usando a piscina para armazenar casulos de alienígenas, o que dá à água poderes rejuvenescedores. Quando descobrem a origem da juventude, um dilema surge na vida deles. 

4) Elsa e Fred (2005)

Uma batida em Madrid reúne o viúvo Alfredo, de 78 anos, e Elsa, com quase a mesma idade, mas de espírito muito mais jovem. Eles começam um romance e Alfredo recupera o prazer e a ousadia da juventude.  

Extra!

No “Dia do Amigo”, trouxemos ‘Up! Altas Aventuras’ como um dos nossos preferidos. Hoje, no Dia do Idoso, repetimos a dose. O filme conta para crianças e adultos, sobre medos, mas, principalmente, sobre as aventuras emocionantes que podem acontecer quando se chega à terceira idade. Tudo a partir de uma amizade inusitada entre Carl (o idoso) e o garoto Russel.

 

E você, tem alguma sugestão de filmes sobre o tema? Não deixe de seguir as nossas redes sociais e comentar o que achou!