Menu

Dicas de comemorações na sua ILPI em maio

Quer ideias de como celebrar as datas comemorativas de maio na sua Instituição de Longa Permanência? Nossa equipe separou dicas para comemorações ao longo do mês. Confira no texto

Equipe Gero360 em 03/05/2021

idosos-comemorando-em-ilpi

Já programou as atividades da sua ILPI para este mês? Em maio, o Dia Mundial de Higienização das Mãos é uma ótima oportunidade para conscientizar os residentes e a equipe sobre os cuidados que devem ser mantidos para a prevenção do coronavírus. Já o Dia das Mães, comemorado no segundo domingo do mês, oferece um momento para incentivar a conexão com os familiares, mesmo que virtualmente. Confira:

Dia Nacional de Uso Racional de Medicamentos | 5 de maio

Para Organização Mundial da Saúde (OMS), a utilização incorreta, descuidada ou irracional de remédios é um dos maiores problemas no mundo hoje. Dados da OMS mostram que metade dos pacientes no mundo não usa os remédios corretamente.

Um levantamento da UNICAMP mostra que idosos e crianças são os mais afetados pela intoxicação medicamentosa e que os medicamentos populares – como os antitérmicos e os medicamentos para a dor – estão entre os causadores desse tipo de intoxicação. Confira mais informações sobre o tema no texto publicado no nosso blog.

Que tal dedicar um tempo para uma roda de conversa sobre o tema com a equipe da sua ILPI? Entre as pautas abordadas no bate-papo, destacamos os principais sintomas da intoxicação por medicamentos – como confusão mental; lentidão no raciocínio, na fala e/ou nos movimentos e variações na pressão arterial – e orientações sobre como manter a organização e a segurança na administração dos medicamentos dos residentes.

A tecnologia pode ser uma boa aliada na organização de informações de saúde e da rotina de cuidados para auxiliar no gerenciamento dos medicamentos e evitar erros. No Gero360 para ILPIs, por exemplo, você pode cadastrar os residentes com:

  • Informações sobre medicamentos prescritos;
  • Rotinas de Preparação e de Dispensação de medicamentos;
  • Impressão do Mapa de medicamentos e de receitas controladas;
  • Controle de Estoque e Alerta de Falta de medicamentos e outros insumos.

Dia Mundial de Higienização das Mãos | 5 de maio

Comemorado anualmente, o Dia Mundial de Higienização das Mãos ganhou ainda mais relevância em 2020 e 2021 devido à pandemia do coronavírus. O principal objetivo da campanha é reforçar a higienização correta das mãos como uma das ações mais eficazes para prevenir infecções, incluindo o vírus da COVID-19.

Dessa forma, com a campanha, a Organização Mundial da Saúde visa tornar a higiene das mãos uma prioridade e envolver a sociedade junto aos profissionais de saúde em seu papel nos cuidados e na prevenção de infecções.

Você pode aproveitar a data para realizar ações lúdicas com os residentes da sua casa de repouso, como um jogo de perguntas, para conscientizar sobre as principais informações sobre o tema. Além disso, invista na distribuição de álcool gel e folders educativos. Já para a equipe da sua instituição, realize treinamentos para difundir a higienização das mãos como estratégia para prevenção e controle de infecções e medida de proteção individual.

No vídeo abaixo, o dr. Drauzio Varella explica de maneira simples e didática qual é o jeito correto para higienizar as mãos e evitar a disseminação do coronavírus.

Jogo de perguntas:

Realize um quizz com perguntas sobre as principais informações para higienização correta das mãos – por quantos segundos as mãos devem ser ensaboadas, quais são os produtos que realmente higienizam as mãos, qual o principal benefício de higienizar as mãos corretamente, entre outras

Dia das Mães | 9 de maio

Devido à situação da pandemia do coronavírus no Brasil, diversas instituições de longa permanência estão optando pela limitação das visitas de familiares aos idosos residentes. Neste sentido, datas comemorativas, entre elas o Dia das Mães que é marcado pela reunião com pessoas queridas, precisam ser ressignificadas para a proteção de todos. Mesmo com parte dos idosos vacinados, o isolamento segue como recomendação principal para a segurança dos idosos e da equipe das instituições.

De acordo com o Instituto Butantan, após tomar as duas doses da vacina, ainda é necessário esperar pelo menos 15 dias para que ela atinja a eficácia esperada. E, para voltar à normalidade, boa parte da população precisa já ter sido imunizada. A orientação do instituto é que as pessoas vacinadas mantenham as medidas de proteção até que a maior parte da população esteja vacinada, o que deve demorar algum tempo.

Neste cenário, aliar a comemoração da data com um momento de lazer e descontração para as residentes das ILPI’s que são mães pode ser um desafio, principalmente quando muitas se encontram longe dos seus familiares ou não podem estar com eles neste dia. Confira algumas ideias:

blank

Encontro digital

Uma estratégia adotada por diversos residenciais ao longo do último ano são as videochamadas com familiares, o envio de fotos e vídeos dos familiares para as mães residentes e mensagens com abraços virtuais.

Exibição de filmes

Que tal homenagear as mães da sua instituição de longa permanência com uma exibição de filmes? A ficção proporciona momentos de reflexão e discussão, além de trazer conhecimento e aprendizado. Investir em atividades lúdicas para os residentes da sua ILPI é uma forma de estimular a mente, o humor, a atenção e o foco. Confira, no texto do nosso blog, 5 indicações de filmes para celebrar a data.

decoração dia das maes

Almoço especial de Dia das Mães

Para manter a tradição que muitas famílias realizam no Dia das Mães, que tal realizar um almoço com cardápio especial para as idosas da sua Instituição? Confira, no último post do nosso blog, algumas dicas para elaborar um cardápio saudável e especial para os idosos. Já na decoração, balões, fotos e mensagens dos familiares podem compor a mesa e o ambiente. Confira na referência abaixo.

Dia do Enfermeiro, Dia do Geriatra e Dia do Especialista em Geriatria e Gerontologia (Fundação SBGG) | 12, 16 e 17 de maio

blank

No texto do nosso blog “Gerontologia… gerontólogo. Pode explicar?“, discorremos sobre como, em um mundo que envelhece aceleradamente, são cada vez mais necessários profissionais de diversas áreas capazes de compreender os aspectos biológicos; psicólogos e sociais (dentre outros) relacionados ao envelhecimento humano.

Nas ILPIs, residenciais e casas de repouso, os enfermeiros e geriatras desempenham um papel fundamental na manutenção da saúde e qualidade de vida dos idosos residentes. No dia do geriatra, que tal prestar uma homenagem para este profissional?

Cartões com mensagens dos residentes

Reserve um tempo para os residentes prepararem cartões de agradecimento para estes profissionais. Para a produção dos cartões, realize uma oficina de artes com os idosos, para que eles soltem a criatividade não só nas mensagens, mas também no visual dos materiais.

Para deixar o momento da entrega das mensagens ainda mais especial, acompanhe o presente com flores para homenagear estes profissionais.

Quer ficar por dentro de outras datas especiais para organizar atividades em sua instituição? Clique no botão abaixo para ter acesso ao calendário de datas comemorativas de 2021 preparado pela equipe Gero360 especialmente para ILPIs.