Anualmente, no dia 11 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Em 2021, a data acontece em meio à pandemia de COVID-19 e nos chama à reflexão sobre a importância das mulheres; das meninas e da ciência em nossas vidas.
Para reforçar a importância da data, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que “promover a igualdade de gênero no mundo científico e tecnológico é essencial para a construção de um futuro melhor.”
Adicionalmente, Guterres alertou para as desigualdades de gênero, que aumentaram muito durante a pandemia, em função do acúmulo de papéis das mulheres com o teletrabalho e o fechamento das escolas.
Aqui no blog normalmente escrevemos sobre temas relacionados à longevidade e ao cuidado do idoso. Neste contexto, é inevitável refletir sobre a data de hoje considerando que, no cuidado ao idoso, as mulheres – em geral – também enfrentam sobrecarga de responsabilidades e tem o seu papel pouco valorizado e reconhecido.
Por isso, na data de hoje, unimos os dois temas para agradecer e parabenizar as Mulheres e Meninas na Ciência. Um viva a elas!! Um viva à ciência!!
A ciência que tem permitido que nossos idosos; profissionais de saúde na linha de frente e alguns profissionais do cuidado já estejam recebendo as primeiras doses da vacina contra a COVID-19.
As mulheres, que representam 70% de todos os profissionais de saúde, estão entre as mais afetadas pela pandemia e entre os que lideram a resposta à pandemia.
António Guterres Tweet
Então, neste Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, deixamos registrada a nossa gratidão a cada mulher e a cada menina na ciência (e, também, no cuidado … porque agradecer nunca é demais).
GRATIDÃO!
Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
Assista à fala do secretário-geral da ONU sobre a importância da data.
Assista à mesa redonda organizada pela Fiocruz: "Mulheres no enfrentamento da Covid-19 na Fiocruz"
Referências:
https://news.un.org/pt/story/2021/02/1741172