Dicas de comemorações na sua ILPI em Fevereiro

Em post recente do nosso blog, mostramos a importância de manter um calendário organizado e de promover celebrações, ao longo do ano, para criar uma rotina dinâmica em sua Instituição de Longa Permanência. No texto de hoje, separamos algumas dicas específicas para que as comemorações de fevereiro proporcionem momentos incríveis aos residentes da sua ILPI.

Ana Paula Neves em 05/02/2021

Comemorações em ILPI: máscaras feitas à mão

Em post recente do nosso blog, mostramos a importância de manter um calendário organizado e de promover celebrações, ao longo do ano, para criar uma rotina dinâmica em sua Instituição de Longa Permanência. No texto de hoje, separamos algumas dicas específicas para que as comemorações de fevereiro proporcionem momentos incríveis aos residentes da sua ILPI. Confira:

Dicas para as comemorações de fevereiro

Carnaval: 13 a 17 de fevereiro

Neste ano, o Carnaval teve que ser ressignificado. Afinal, na grande maioria das comemorações, carnaval é sinônimo de aglomeração. Em 2021, a folia – que começa, tradicionalmente, no sábado e vai até a quarta-feira de cinzas – cairá no período entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Apesar das comemorações usuais de carnaval estarem sendo canceladas em função da pandemia, nas ILPIs este período pode ser utilizado para desenvolver atividades temáticas para estimular a criatividade; a comunicação; a autonomia; a sensibilidade e, até mesmo, a memória dos residentes.
Confira algumas ideias para trabalhar esta data na sua instituição:
Oficina de máscaras

A oficina de máscaras poderá render momentos divertidos nos quais seus residentes irão soltar a criatividade  para criar a própria fantasia de carnaval. Alguns materiais podem te ajudar na produção das máscaras: cartolinas, purpurina, lantejoulas, EVA, fitas, entre outros. Neste link, você acessa diferentes vídeos que ensinam como personalizar máscaras de carnaval.

Abaixo, selecionamos alguns modelos prontos para impressão para você decorar e personalizar da forma como preferir. Confira:

Fonte: Tuttodisegni.com. Faça download aqui.

Fonte: Pinterest.com. Faça download aqui.

Tarde de música com marchinhas

Dizem por aí que recordar é viver… Dessa forma, ao considerar a faixa etária dos idosos presentes na sua Instituição, podemos o aproveitar as marchinhas para estimular a memória em uma tarde de música. As marchinhas estiveram no auge do Carnaval brasileiro entre as décadas de 20 e 60, e, muitas delas, fazem parte das lembranças de diferentes gerações.

Algumas marchinhas são tão famosas que fazem parte até da folia dos jovens atuais! Confira as principais (e talvez, melhores) marchinhas de carnaval:

  1. Abre Alas: “Ô abre alas, que eu quero passar!”

2. Mamãe Eu Quero: “Mamãe eu quero, mamãe eu quero… mamãe eu quero mamar! Dá a chupeta, dá a chupeta, dá a chupeta, dá a chupeta pro bebê não chorar”

3. Aurora: “Ôôôô, Aurora… Veja só que bom que era… Ôôôô, Aurora!”

 

Neste link, você confere as 8 melhores marchinhas de Carnaval e suas histórias. Vale incluir, nesta tarde de marchinhas, um bate-papo sobre as tradições e costumes do carnaval daquela época, resgatando a memória dos tempos de juventude dos seus residentes.

E aí, gostou das nossas dicas? Baixe o nosso calendário de datas comemorativas para se organizar com antecedência. Ao final de cada mês, nós publicaremos um novo post com dicas de atividades para o mês seguinte.