Dicas de filmes com mulheres empoderadas

Dicas de entretenimento para os mais variados gostos! Selecionamos 03 filmes sobre mulheres empoderadas; envelhecimento e cuidado para você curtir no final de semana.

Equipe Gero360 em 05/03/2021

Semanalmente, a equipe da Gero360 seleciona e publica – nas redes sociais – dicas de entretenimento para quem lida com os assuntos relacionados ao envelhecimento. Tem dica dos mais variados tipos. O ponto comum a cada semana é sempre entreter! As sugestões variam entre atividades para divertir ou estimular residentes das instituições de longa permanência e dicas para passar o tempo lendo um livro ou vendo um filme.

 

Com a chegada do mês das mulheres, fomos buscar dicas de que relacionassem os assuntos: mulheres empoderadas; envelhecimento e cuidados. 

 

Dentre os resultados de nossa busca, selecionamos 03 filmes que nos pareceram incríveis. Eles possuem abordagens bastante distintas, mas dificilmente deixarão de agradar quem se interessa por alguns destes assuntos. Confira abaixo:

NISE - O CORAÇÃO DA LOUCURA

Cena do filme Nise: O coração da loucura

Nossa primeira dica é o filme Nise: o coração da loucura, que tem como protagonista a médica psiquiatra Nise da Silveira. Esta médica brasileira é reconhecida pela sua contribuição ao tratamento mental no país e pelo seu pioneirismo na adoção de práticas da terapia ocupacional e no estímulo à interação de seus pacientes com animais.

O filme é resultado de uma ampla pesquisa sobre a vida de Nise e retrata o período no qual a médica volta a trabalhar em um hospital psiquiátrico carioca, após ter sido presa por razões políticas. Muito estudiosa e preocupada com o bem estar de seus pacientes, Nise se recusou a adotar algumas das práticas usadas na época para o tratamento de pacientes psiquiátricos. Esta recusa levou ao seu isolamento dos demais profissionais do hospital.

Como parte deste isolamento, a médica assumiu um setor pouco valorizado do hospital: o setor de Terapia Ocupacional. E, com sua determinação, revolucionou os tratamentos psiquiátricos adotados na instituição.

Ou seja, o filme tende a agradar quem se identifica com pelo menos um dos itens abaixo:

– Gosta de biografias;

– Admira mulheres fortes e determinadas;

– Acredita que sempre pode haver um modo melhor de cuidar de alguém;

– Se interessa por terapia ocupacional;

– Se interessa por terapia com animais;

– Curte arte.

IRIS - UMA VIDA DE ESTILO

Documentário sobre Iris Apfel

Nossa segunda dica é um filme que conta a história de Iris Apfel, uma empresária glamurosa e irreverente, que e é considerada um ícone da moda.

Iris Apfel ostenta mais de 75 anos de carreira no mundo da moda. O filme conta um pouco da rotina desta mulher que nunca se prendeu a padrões. Entre desfiles, entrevistas e festas, o expectador poderá acompanhar algumas reflexões sobre a vida e o sucesso de Iris. 

De acordo com o portal Adoro Cinema, “em um mundo onde juventude e beleza são consumidas com voracidade, Iris consegue mostrar que a verdadeira idade é a do espírito e a beleza está em ser, com coragem, aquilo que se sonhar ser. Inspiração para todas as gerações.” 

Quem deve gostar deste filme? Quem…

– Gosta de biografias;

– Admira mulheres fortes e determinadas;

– Se interessa por moda.

DO JEITO QUE ELAS QUEREM

Filme "Do Jeito que Elas Querem"

Do Jeito que elas querem narra a história de quatro amigas sexagenárias que decidem ler e debater sobre o romance Cinquenta Tons de Cinza em seu clube de leitura mensal. A leitura, além de promover o debate entre amigas, faz com que as quatro amigas revejam alguns de seus comportamentos e se permitam viver aventuras românticas.

 

Segundo crítica no portal “Omelete” o filme reflete uma mudança na percepção da indústria cinematográfica, que começa a “desvencilhar das velhas noções atreladas à idade”. De acordo com esta crítica, se antes a caracterização das mulheres na terceira idades resumia-se à vida doméstica, ressaltando ora a fragilidade, ora a amargura das suas personalidades, agora elas ganham mais dimensões. Do Jeito que Elas Querem se encaixa justamente nessa mudança de percepção da indústria, colocando quatro protagonistas para viver aventuras românticas e, por que não, discutir sexo abertamente.

Quer ficar por dentro de outros tipos de dicas? Clique no botão abaixo para ter acesso ao calendário de datas comemorativas de 2021 preparado pela equipe Gero360 especialmente para ILPIs. Na última semana de cada mês, publicaremos as dicas para o mês seguinte.