Dia Mundial da Saúde: momento de agradecer

No Dia Mundial da Saúde, nosso agradecimento aos profissionais de saúde que enfrentam riscos e desafios para preservar vidas.

Ana Paula em 04/07/2020

Anualmente, no dia 07 de abril celebramos o Dia Mundial da Saúde. Em 2020, a data acontece em meio a pandemia de COVID-19 e nos chama à reflexão sobre a importância dos profissionais de saúde em nossas vidas e, em especial, sobre os riscos e desafios que estes profissionais enfrentam cotidianamente para exercer sua missão.

Neste contexto, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) nos alerta para a necessidade urgente de fortalecer a força de trabalho global em saúde e lança um relatório que fornece uma visão aprofundada do maior componente da força de trabalho em saúde: a enfermagem.

Segundo a OPAS, profissionais da enfermagem representam mais da metade dos profissionais da área de saúde em todo mundo. Em situações de pandemia, enfermeiros e enfermeiras atuam na linha de frente do combate às ameaças a saúde e à vida das pessoas.

 

No relatório, intitulado O Estado da Enfermagem no Mundo 2020 (tradução livre para o português do original “The State of the World’s Nursing 2020”, a OPAS aponta lacunas relevantes na força de trabalho de enfermagem e indica áreas prioritárias de investimento com o objetivo de fortalecer a atuação da enfermagem em todo o mundo e garantir saúde para todas as pessoas.

Então, neste dia Mundial da Saúde, deixamos registrada a nossa gratidão a cada profissional de saúde e colaboramos com a divulgação do relatório da OPAS sobre a importância de equipar o mundo com a força de trabalho da enfermagem, da qual tanto precisamos.

 

GRATIDÃO!

 

 

Para acessar o relatório (versão em inglês), visite: https://www.who.int/publications-detail/nursing-report-2020