Em 27 de fevereiro de 2023, o Ministério da Saúde lançou o Movimento Nacional pela Vacinação. Essa campanha tem como objetivo retomar a cultura da imunização que fazia com que o Brasil fosse referência mundial no tema. Nesse texto, fazemos um breve resumo do histórico da vacinação no país e reforçamos sua importância no cuidado das pessoas idosas.
'Vacina é vida. Vacina é para todos.'
A vacinação é um meio de prevenção ativo essencial para a proteção da população contra doenças infectocontagiosas. Com isso em mente, o Ministério da Saúde lançou o movimento que inclui as vacinas contra a Covid-19 e outras do Calendário Nacional de Vacinação. A campanha está sendo iniciada com a aplicação das doses de reforço bivalentes contra a Covid-19 para os grupos prioritários, incluindo idosos acima de 70 anos, funcionários e residentes de Instituições de Longa Permanência (ILPIs).
História recente da vacinação no Brasil
Até os anos 70, o processo de imunização no país ocorria de modo esporádico e com pouco apoio financeiro, o que resultava em um baixo alcance populacional. Por isso, em 1975, o Ministério da Saúde Brasileiro criou o Programa Nacional de Imunizações buscando a democratização da saúde pública. Atualmente, essa iniciativa faz parte do programa de imunização da OMS, com apoio da UNICEF e do PNUD.
Durante a pandemia do Covid-19, a cobertura vacinal da população ficou comprometida devido às interrupções nos serviços de saúde causadas pelo cenário crítico provocado por essa doença. Adicionalmente, a pandemia comprometeu a vigilância sobre outras doenças e os sistemas de laboratório, nos deixando mais vulneráveis a surtos provocados por doenças que podem ser prevenidas por vacinas.
Este contexto gerou um alerta em diversos países. Afinal, os últimos anos mostraram a estreita relação entre as epidemias e a vida em sociedade, ressaltando que os efeitos de uma pandemia vão muito além do efeitos sanitários e impactam negativamente a economia; a educação e o bem-estar social.
Por isso, em 2023, o governo brasileiro está estabelecendo ações que reduzam a vulnerabilidade da população e, em paralelo, ajudem o país a recuperar a nobre posição de referência em vacinação no mundo.
A importância na terceira idade
Com o envelhecimento do corpo e da mente, a imunidade podem se tornar defasada e, portanto, a prevenção é extremamente importante. Assim, o acompanhamento médico e o registro dos dados de saúde do idoso devem ser feitos com cuidado. De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações(SBIm), diversas vacinas são essenciais para o bem-estar e a segurança imunológica dos longevos. Pensando nisso, o sistema Gero360 para ILPIs torna possível documentar o histórico de imunização dos residentes com base na SBIm, além de gerar o histórico de vacinação Covid-19 dos idosos residentes.
Leia + sobre o tema nos seguintes textos:
Vacinas e outras medidas de prevenção à saúde do idoso
Saiba mais sobre a vacina contra a COVID-19 em idosos
Vacinação do idoso: quais as principais vacinas que ele deve tomar?
Quer ficar por dentro de outros tipos de dicas? Acompanhe as novidades do nosso blog e siga nossos perfis nas redes sociais. Se você ainda não conhece nossos serviços, clique aqui e saiba mais sobre o nosso sistema de gerenciamento de ILPI’s e o nosso aplicativo.
Sobre a Gero360
Nosso propósito é aliar conhecimento e tecnologia para inspirar indivíduos, estimular comportamentos e relacionamentos voltados para o cuidar de si e para o cuidar do outro com simplicidade, dedicação e amor.
Posts recentes
- Intergeracionalidade: Fortalecendo laços e construindo pontes 27/07/2024
- Saúde Digestiva: Cuidados importantes na terceira idade. 29/05/2024
- Família e cuidado: uma relação estreita e fundamental 07/05/2024
- Como dar mais conforto à pessoa idosa com parkinson? 11/04/2024
- Atividade física na terceira idade 08/04/2024
Categorias
- Vale a pena ler (6)
- Publicações de Parceiros (2)
- Gero360 na mídia (4)
- Blog (92)