Menu

Mulheres empreendedoras: minoria ou maioria?

Ana Paula Neves em 19/03/2021

Mulheres empreendedoras são minoria no mundo das startups. Mas, será que as mulheres são minoria, também, na gestão das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs)?

De acordo com a Anjos do Brasil – organização sem fins lucrativos que tem como missão fomentar o empreendedorismo brasileiro -, o percentual de startups que tem uma mulher entre seus fundadores fica entre 1% e 4%. Quando analisamos o percentual de ILPIs – clientes da Gero360 pelo Brasil – que possuem pelo menos uma mulher em seu quadro de sócios, essa realidade muda completamente: as ILPIs com sócias mulheres são maioria.

Como intensificar o potencial das mulheres empreendedoras?

Para Maria Rita Spina Bueno, Diretora Executiva da Anjos do Brasil e idealizadora do MIA – Movimento de Investidoras Anjo – há uma longa jornada a ser trilhada para ampliar a participação e intensificar o potencial de atuação das mulheres empreendedoras neste meio. Neste sentido, ela destaca que:

dentre as coisas que podemos fazer, está o reconhecimento das mulheres que passam por esse caminho, dando visibilidade ao seu exemplo e incentivando que outras mulheres também o trilhem!

Assim, no mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres – criado pela ONU para relembrar as conquistas femininas na sociedade, na política e na economia – entramos no clima e comemoramos o fato da Gero360 fazer parte desta minoria. Nos últimos 3 anos, a Anjos do Brasil investiu em 66 empresas. Dentre elas, apenas 10 tem uma fundadora mulher. 

A Gero360 foi investida pela Anjos do Brasil em março de 2020. Desde então, reforçou sua trajetória de crescimento e vem se fortalecendo como uma empresa relevante no segmento de quem cuida de idosos. Captar investimento é um dos grandes desafios vividos por empreendedores. No mercado investidor, há um consenso de que apenas 01 dentre 100 startups que buscam investimento alcançam seu objetivo.

Na Anjos do Brasil, o percentual de investidas ao final do processo de captação de investimentos é de 3%. Dados do grupo apontam que:

  • Em média, apenas 14% das startups que buscam investimento com eles atendem aos critérios para serem apresentadas para a rede de investidores;
  • Dentre elas, cerca de 23% recebem o investimento;
  • 15% das investidas tem uma fundadora mulher.

Saiba + sobre o MIA – Movimento de Investidoras – clicando aqui.

Quais os requisitos para receber investimento anjo?

Fazer parte dos 3% de investidas pela Anjos do Brasil funciona como um selo de qualidade para a Gero360. Afinal, a lista de requisitos para estar habilitada ao investimento é bastante rigorosa. Dentre os critérios nos quais fomos avaliados, estão:

  • Inovação
  • Time incrível e comprometido com resultados
  • Ter como objetivo resolver um problema real, com uma solução inovadora
  • Alto potencial de crescimento
  • Mercado relevante
  • Estar em fase operacional e com modelo de negócios validado

Ou seja, ao escolher a Gero360 como parceira na gestão da rotina de cuidados do idoso, você pode ter a certeza de que está escolhendo uma empresa que já foi avaliada (com sucesso!) nestes critérios.

Saiba + em: https://www.anjosdobrasil.net/requisitos.html

Mulheres empreendedoras nas ILPIs

Quando o assunto é o cuidado do idoso, as mulheres estão longe de ser minoria. Para respaldar esta afirmativa, fizemos uma análise no nosso grupo de clientes. A Gero360 apóia ILPIs de diversos estados brasileiros na gestão da rotina de cuidados de seus residentes. Em 73,8% das ILPIs que utilizam o nosso sistema, há pelo menos uma mulher no quadro de sócios. 

Em nossos perfis nas redes sociais, você confere alguns depoimentos destas ILPIs sobre o nosso serviço. Se você ainda não está seguindo a gente, corre lá!

Gostou do nosso texto? Quer ter mais informações sobre este tema? Siga nossas redes sociais e acompanhe as novidades no blog da Gero360.

Se você ainda não conhece nossos serviços, clique aqui e saiba mais sobre o nosso sistema de gerenciamento de ILPI’s e sobre o nosso aplicativo.