Menu

Mulheres empreendedoras: minoria ou maioria?

Equipe Gero360 em 19/03/2021

blank

Mulheres empreendedoras são minoria no mundo das startups. Mas, será que as mulheres são minoria, também, na gestão das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs)?

De acordo com a Anjos do Brasil – organização sem fins lucrativos que tem como missão fomentar o empreendedorismo brasileiro -, o percentual de startups que tem uma mulher entre seus fundadores fica entre 1% e 4%. Quando analisamos o percentual de ILPIs – clientes da Gero360 pelo Brasil – que possuem pelo menos uma mulher em seu quadro de sócios, essa realidade muda completamente: as ILPIs com sócias mulheres são maioria.

Como intensificar o potencial das mulheres empreendedoras?

Para Maria Rita Spina Bueno, Diretora Executiva da Anjos do Brasil e idealizadora do MIA – Movimento de Investidoras Anjo – há uma longa jornada a ser trilhada para ampliar a participação e intensificar o potencial de atuação das mulheres empreendedoras neste meio. Neste sentido, ela destaca que:

dentre as coisas que podemos fazer, está o reconhecimento das mulheres que passam por esse caminho, dando visibilidade ao seu exemplo e incentivando que outras mulheres também o trilhem!

Assim, no mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres – criado pela ONU para relembrar as conquistas femininas na sociedade, na política e na economia – entramos no clima e comemoramos o fato da Gero360 fazer parte desta minoria. Nos últimos 3 anos, a Anjos do Brasil investiu em 66 empresas. Dentre elas, apenas 10 tem uma fundadora mulher. 

A Gero360 foi investida pela Anjos do Brasil em março de 2020. Desde então, reforçou sua trajetória de crescimento e vem se fortalecendo como uma empresa relevante no segmento de quem cuida de idosos. Captar investimento é um dos grandes desafios vividos por empreendedores. No mercado investidor, há um consenso de que apenas 01 dentre 100 startups que buscam investimento alcançam seu objetivo.

Na Anjos do Brasil, o percentual de investidas ao final do processo de captação de investimentos é de 3%. Dados do grupo apontam que:

  • Em média, apenas 14% das startups que buscam investimento com eles atendem aos critérios para serem apresentadas para a rede de investidores;
  • Dentre elas, cerca de 23% recebem o investimento;
  • 15% das investidas tem uma fundadora mulher.

Saiba + sobre o MIA – Movimento de Investidoras – clicando aqui.

Quais os requisitos para receber investimento anjo?

Fazer parte dos 3% de investidas pela Anjos do Brasil funciona como um selo de qualidade para a Gero360. Afinal, a lista de requisitos para estar habilitada ao investimento é bastante rigorosa. Dentre os critérios nos quais fomos avaliados, estão:

  • Inovação
  • Time incrível e comprometido com resultados
  • Ter como objetivo resolver um problema real, com uma solução inovadora
  • Alto potencial de crescimento
  • Mercado relevante
  • Estar em fase operacional e com modelo de negócios validado

Ou seja, ao escolher a Gero360 como parceira na gestão da rotina de cuidados do idoso, você pode ter a certeza de que está escolhendo uma empresa que já foi avaliada (com sucesso!) nestes critérios.

Saiba + em: https://www.anjosdobrasil.net/requisitos.html

Mulheres empreendedoras nas ILPIs

Quando o assunto é o cuidado do idoso, as mulheres estão longe de ser minoria. Para respaldar esta afirmativa, fizemos uma análise no nosso grupo de clientes. A Gero360 apóia ILPIs de diversos estados brasileiros na gestão da rotina de cuidados de seus residentes. Em 73,8% das ILPIs que utilizam o nosso sistema, há pelo menos uma mulher no quadro de sócios. 

Em nossos perfis nas redes sociais, você confere alguns depoimentos destas ILPIs sobre o nosso serviço. Se você ainda não está seguindo a gente, corre lá!

Gostou do nosso texto? Quer ter mais informações sobre este tema? Siga nossas redes sociais e acompanhe as novidades no blog da Gero360.

Se você ainda não conhece nossos serviços, clique aqui e saiba mais sobre o nosso sistema de gerenciamento de ILPI’s e sobre o nosso aplicativo.