Menu

Terapia com bonecas para pessoas idosas

Ana Paula Neves em 13/03/2023

Terapia com bonecas

Você já ouviu falar sobre terapia com bonecas para pessoas idosas? Essa prática, ainda pouco difundida, vem provocando opiniões divergentes. De um lado, há quem já adote e reconheça seus benefícios. De outro, há quem estranhe ou tenha até um certo preconceito ao ver uma pessoa idosa com bonecas. Provavelmente, por associar bonecas com crianças e, assim,  achar que a boneca infantiliza a pessoa idosa. 

Para ampliar o debate sobre esse tema, dividimos com você um pouco do que aprendemos estudando sobre a terapia com bonecas para pessoas idosas.

O que é a terapia com bonecas?

A terapia com bonecas é relativamente recente. Essa prática, é uma forma de intervenção terapêutica que tem sido utilizada com sucesso em diferentes grupos, inclusive o de pessoas idosas. Seu objetivo é estimular o desenvolvimento emocional, cognitivo e social dos participantes, ajudando-os a lidar com questões relacionadas à saúde mental; bem-estar e qualidade de vida.

Por isso, esse recurso terapêutico não farmacológico pode ser uma opção eficaz para quem enfrenta desafios como isolamento social; perda de habilidades cognitivas; problemas de memória e/ou mudanças no bem-estar emocional. Adicionalmente, pode ajudar no desenvolvimento de habilidades de comunicação; no fortalecimento da confiança e da autoestima, além de estimular a interação social e a criação de novas amizades. 

A terapia com bonecas para pessoas idosas com demências ou outras disfunções neurais

A demência é uma síndrome que provoca deterioração da função cognitiva. Atualmente, mais de 55 milhões de pessoas vivem com demência no mundo. E, a cada ano, surgem aproximadamente 10 milhões de novos casos (OMS, 2022).

Em fevereiro de 2017, uma revisão sistemática sobre a terapia com bonecas para quem sofre demência foi publicada na ScienceDirect, concluindo que a terapia com bonecas é benéfica para pessoas com Alzheimer e/ou com outras disfunções neurais. Dentre os benefícios já mencionados nesse texto, vale ressaltar a redução do estresse e os ganhos em controle sensorial e na capacidade de se comunicar obtidos por pessoas idosas com essas disfunções. 

Vantagens para introduzir a terapia em sua ILPI

Uma abordagem não farmacológica

Um estudo publicado em 2021, ressalta que pessoas que vivem com demência são gravemente afetados por sintomas comportamentais e psicológicos, o que pode se tornar um fardo em sua própria rotina e na de seus cuidadores. Por isso, uma abordagem não farmacológica de primeira linha é altamente recomendada para complementar o tratamento tradicional, feito com medicamentos.

Esse estudo observou que a terapia com bonecas demonstrou-se eficaz na diminuição dos sintomas de agitação, agressividade das pessoas idosas residentes em ILPIs.

Redução de sobrecarga do cuidador

Uma das explicações para o sucesso da terapia com bonecas, é o comportamento de apego. Ou seja, a tendência que temos – como indivíduos – de buscar proteção e proximidade física em momentos de vulnerabilidade. Nessa condição, a boneca é entendida como um vínculo afetivo seguro, que capta a atenção do idoso. Por isso, os pacientes acabam interagindo com a boneca como um bebê real que necessita de atenção, reduzindo a demanda por cuidados próprios.

Menos agitação e agressividade

Durante o estudo analisado, a redução da agitação e agressividade – como mencionado anteriormente – foi um dos resultados mais marcantes durante o processo de análise. A diminuição desses comportamentos foi muito expressiva. Dessa forma, a terapia com bonecas se apresenta eficaz no controle de BPSD (Behavioural and Psychological Symptoms of Dementia) referente aos sintomas psicológicos e comportamentais nas demências.

Saiba + sobre Demência em: Demência: Plano de Ação Global 

Links Externos:

  1. “Terapia da boneca pode reduzir a agitação em pessoas com alzheimer”: https://alzheimer360.com/alzheimer-boneca/
  2. “A terapia com bonecas como tratamento de primeira linha para sintomas comportamentais e psicológicos de demência em residentes de lares de idosos: um estudo randomizado e controlado”:  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8507228/
  3. “Terapia com bonecas para pacientes com demência: uma análise sistemática”:
    file:///C:/Users/55219/Downloads/Doll%20therapy%20for%20dementia%20sufferers%20A%20systematic%20review%20-%201-s2.0-S1744388116301888-main.pdf