Menu

Dicas de comemorações na sua ILPI em setembro

Equipe Gero360 em 01/09/2021

Artesanato na terceira nas dicas de comemoração na sua ILPI em setembro

Um novo mês chegou e, com ele, as nossas dicas de comemoração na sua ILPI em setembro. Se você é novo aqui no blog, a gente explica! Todos os meses, nossa equipe escreve um texto inspirado nas datas especiais do período. Os assuntos envolvem desde temas que merecem uma maior conscientização social até temas que estimulem a criação de atividades interessantes para os residentes e para a equipe de sua casa de repouso.

Apesar das dicas de comemoração na sua ILPI terem uma referência temporal, os textos não ficam velhos. Basta permitir que a criatividade te inspire a transformar nossas sugestões em momentos animados e educativos.

Ah! E tem uma coisa que você não pode deixar de fazer: registrar cada momento em fotos e vídeos para compartilhar com as famílias de seus residentes! Em tempos de pandemia e de restrições nas visitas, todos estamos um pouquinho carentes de compartilhar momentos. Então, use os meios digitais para registrar e enviar este conteúdo aos familiares.

Dia Mundial da Fisioterapia | 8 de setembro

Idosa realizando exercício de fisioterapia com auxílio de fisioterapeuta

No dia 8 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Fisioterapia. A data é uma excelente oportunidade para reforçar o papel significativo que estes profissionais desempenham na saúde e no bem-estar da população em geral.

No Brasil, a data mais conhecida para celebrações desta profissão é o dia 13 de outubro, definido como o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. No entanto, você pode aproveitar o mês de setembro para reforçar a importância desse profissional na reabilitação e na manutenção da autonomia da pessoa idosa.

A fisioterapia em idosos, também conhecida como fisioterapia geriátrica, atua diretamente nas mudanças que o envelhecimento traz para o indivíduo. Adicionalmente, atua no fortalecimento, na coordenação, no equilíbrio e até mesmo na diminuição de dores. Por isso, a fisioterapia é percebida como um diferencial das instituições de longa permanência que possuem esse profissional na equipe.

Como gerar atividades ou conteúdos relevantes, que sejam um diferencial para a sua ILPI, a partir deste tema?

Aula especial

Prepare uma aula em grupo com os residentes da sua casa de repouso. Caso a sua Instituição tenha um fisioterapeuta na equipe, desenvolva uma aula com atividades diferentes das cotidianas, que contemple diferentes tipos de exercícios: respiratórios, dos membros superiores e dos membros inferiores. 

Comunique a importância da fisioterapia para a pessoa idosa

A fisioterapia é importante para pessoas em diversas faixas etárias. No entanto, o nosso negócio tem foco na pessoa idosa. Então, inspire-se no tema para fazer um texto de blog ou publicações para suas redes sociais sobre o assunto. Se na sua ILPI, você tem um especialista em fisioterapia, que tal fazer uma live com ele(a)? Você pode, também, gravar um vídeo ou fazer um “reels” divertido para e publicar no perfil de sua casa de repouso.

Quem trabalha no segmento de cuidados do idoso, sabe que – em geral – as famílias tem um monte de dúvidas sobre os benefícios de um residencial coletivo. Não é mesmo?

Logo, é hora de usar o tema para ajudar a esclarecer os benefícios de ter a fisioterapia frequente na rotina do idoso.

Início da primavera | 22 de setembro

Outra data ótima para considerar quando pensamos nas dicas de comemoração na sua ILPI em setembro é o 22 de setembro. Este dia marca a chegada da primavera, a famosa “estação das flores”. o período é uma excelente oportunidade para trabalhar atividades leves e descontraídas em sua casa de repouso.
Veja abaixo algumas de nossas ideias para você:

Livro criativo

No vídeo “Primavera Esperançada”, do canal Livro Criativo, Boris Garay propõe registros sobre como as estações do ano impactam no nosso comportamento. Para fazer uma reflexão, Boris trabalha com o trecho do poema “Coração risonho” de Charles Bukowski, o desenho da escultura “O pensador” de Rodin e, claro, muitas flores!

Incentive que os residentes da sua casa de repouso coloquem no papel palavras, desenhos e outras referências que remetam à primavera. No final da dinâmica, faça uma exposição com todas as produções. Não deixe de registrar para compartilhar nos seus canais digitais!

Bazar arte para recordar - Jequitibá Residência Assistida

Saindo um pouco do universo das dicas para o mundo prático, veja este exemplo realizado pelos nossos clientes do Jequitibá Residência Assistida.

Trata-se do  Bazar “Arte para recordar”. No bazar, as obras de arte criadas pelos residentes nas oficinas de Criatividade e Artes Plásticas são “vendidas” pelo preço de uma boa memória. O “comprador” grava um pequeno vídeo contando uma de suas memórias com o artista. Esta gravação é compartilhada com o residente.

Mandalas artesanais feitas em casa de repouso para idosos
Atividades ao ar livre

Em muitas regiões do país, a primavera chega com temperaturas mais agradáveis do que o inverno e com dias bonitos. Por isso, Aproveite o clima ameno para praticar atividades ao ar livre com os residentes, como caminhadas e atividades de lazer na área externa da sua instituição.

Para aproveitar a atmosfera florida da estação, vale apostar em atividades que envolvam jardinagem e manejo de flores e plantas.

Curtiu este texto?

Se você curtiu este texto, pode ser que você também curta nossas dicas dos meses anteriores e – também – nosso texto sobre arteterapia para idosos. Escolha sua próxima leitura nos links abaixo:

Quer ficar por dentro de outras datas especiais para organizar atividades em sua instituição? CLIQUE AQUI para ter acesso ao calendário de datas comemorativas de 2021 preparado pela equipe Gero360 especialmente para ILPIs. E não esqueça: na última semana de cada mês, publicaremos as dicas para o mês seguinte.

Fontes:
  1. “A relevância da atuação do psicólogo em Instituição de Longa Permanência para Idoso (ILPI)”: https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/45619

  2. “Qual a atuação e importância do trabalho do psicólogo no atendimento a pessoas idosas?”: https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/qual-a-atuacao-e-importancia-do-trabalho-do-psicologo-no-atendimento-a-pessoas-idosas/

  3. “Alterações físicas decorrentes do envelhecimento na perspectiva de idosos institucionalizados”: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-982053

  4. “o processo de luto no idoso pela morte de cônjuge e filho”: https://www.scielo.br/j/pe/a/5kLfmShkb6bnsd5Jw7b5S6f/?format=pdf&lang=pt#:~:text=No%20idoso%20em%20processo%20de,%2C%20passividade%2C%20alucina%C3%A7%C3%B5es%20e%20ansiedade