Menu

Datas para celebrar na sua ILPI em 2022

Ana Paula Neves em 06/01/2022

Mulheres idosas celebrando

A rotina de gestores e equipes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) costuma ser super intensa. Afinal, além de ser a residência de um grupo de pessoas com mais de 60 anos, a grande maioria das ILPIs oferece uma gama de serviços que vão desde o apoio à realização de atividades de vida diária até realização de atividades para promoção da saúde e para a manutenção da autonomia de seus residentes.

A lista de afazeres é enorme e inclui algumas obrigações que estão definidas na resolução da ANVISA, RDC 502, que dispõe sobre o funcionamento das ILPIs. De acordo com a RDC 502, as ILPIs devem por exemplo:

  • favorecer o desenvolvimento de atividades conjuntas com pessoas de outras gerações;

  • incentivar e promover a participação da família e da comunidade na atenção ao idoso residente;

  • desenvolver atividades que estimulem a autonomia dos idosos;
  • promover condições de lazer para os idosos tais como: atividades físicas, recreativas e culturais;
  • desenvolver atividades e rotinas para prevenir e coibir qualquer tipo de violência e discriminação contra pessoas nela residentes.

Então, para simplificar a vida de quem já possui tantos afazeres diários, nós selecionamos algumas datas para celebrar na sua ILPI em 2022.

Vantagens de definir as datas para celebrar na sua ILPI em 2022

Ter um calendário organizado com as datas para celebrar na sua ILPI possibilita que atividades sejam planejadas com antecedência. Deste modo, você evita imprevistos ou custos desnecessários, que podem ocorrer se você deixar para decidir “em cima da hora”.

Além disso, ao planejar com antecedência, você consegue envolver todos os profissionais de sua equipe multidisciplinar. Assim, cada um deles terá tempo de preparar atividades que promovam bem-estar e ofereçam estímulos cognitivos, mentais e corporais aos idosos. Tudo de acordo com a data que vocês escolheram para celebrar.

Adicionalmente, você quebra a rotina e proporciona diversão não só para os residentes, mas também para a equipe de sua ILPI. Por último, mas não menos importante, você ainda atende às exigências da RDC 502 de uma forma leve e divertida. 

Tipos de data podem ser celebradas na ILPI

O calendário anual contempla os mais variados tipos de data. Há desde datas tradicionais, como o Dia do Idoso, até datas mais descontraídas, como o Dia do Leitor; o Dia Nacional do Riso e o Dia Internacional da Felicidade.

Por outro lado, sabemos que algumas datas comemorativas são épocas sensíveis para alguns residentes. Por exemplo, o Dia das Mães e as festas de final de ano, quando muitos se encontram longe dos seus familiares e amigos ou não podem estar com eles nestes momentos. Combinar essas datas com um momento de lazer e descontração para os idosos pode ser um desafio para a equipe do seu residencial.

Por isso, planejar com antecedência as atividades a serem desenvolvidas pela sua equipe multidisciplinar possibilita que todos os aspectos da comemoração sejam avaliados, evitando situações de desconforto ou tristeza em algum residente, e cumprindo o real propósito da celebração: proporcionar bons momentos e qualidade de vida na rotina do idoso.

Não perca nenhuma data!

blank

Veja o calendário completo com as principais datas para celebrar na sua ILPI em 2022. Para fazer o download e receber o material personalizado, basta clicar no botão abaixo.

Dicas de como celebrar estas datas na sua ILPI

Confira opções de atividades que podem ser realizadas em datas especiais:

– Refeições especiais (almoço, jantar, café da manhã, etc);
– Exibição de filmes temáticos;
– Aulas de dança, ginástica;
– “Bailes”, com música e dança entre os residentes;
– Atividades de artesanato (produção de itens de decoração ou cartões);
– Jogos coletivos para estimular a memória;
– Exibição de uma pequena peça de teatro;
– Atividades que envolvam natureza (cultivar uma pequena horta ou vasos de plantas);
– Rodas de conversas e palestras;
– Criação de cartazes informativos para a ILPI sobre uma data específica.

Durante o ano traremos algumas dicas mais específicas para as datas comemorativas. Acompanhe nossas redes sociais e nossos posts para conferir todas as novidades.