Menu

O cuidado de idosos em 2021: numa retrospectiva da Gero360

Ana Paula Neves em 30/12/2021

blank

O encerramento do ano costuma provocar reflexões interessantes. Fazer esta pausa para refletir é útil não só para fazer um balanço da trajetória percorrida, mas – principalmente – para ajudar a planejar um futuro com mais chance de sucesso.

Neste texto, compartilhamos com vocês a nossa reflexão sobre o cuidado de idosos em 2021: numa retrospectiva da Gero360. Apresentamos nossa percepção sobre as mudanças neste segmento e sobre as tendências que ganham cada vez mais força.

Tendências que ganharam força após o isolamento social

Mulher tendo aula on-line
Maior disponibilidade de cursos on-line

As restrições impostas pelo isolamento social nos obrigaram a reinventar a forma de fazer muitas coisas. Em 2020, parecia tudo meio experimental e temporário. Entretanto, 2021 mostrou que alguns comportamentos vieram pra ficar. Dois exemplos são: a força das compras pela internet e a possibilidade de fazer excelentes cursos on-line. Ambos fazem parte da transformação digital que foi acelerada pela pandemia.

 

No segmento de cuidado de idosos, fortemente impactado com a alta de custos e com a restrição de visitas aos familiares, a tecnologia se tornou uma aliada indispensável. Além de ser uma ferramenta importante na identificação de oportunidades de redução de custos, a digitalização de rotinas trouxe um nível de gestão diferenciado, muito mais simples; eficiente e seguro. Como consequência, quem adotou a tecnologia neste segmento está passando muito mais segurança às famílias que não podem estar tão próximas de seus entes queridos.

Em relação à adoção de novas tecnologias, 2021 mostrou que o mundo está realmente mais digital e que as empresas que não participarem deste movimento, se tornarão cada vez menos competitivas em seus segmentos de atuação.

Enfermeira e mulher idosa usando tablet
Urgência na digitalização de rotinas

O distanciamento que aproximou

Se por um lado, em 2021, ainda nos mantivemos muito isolados. Por outro, foi possível fazer conexões, parcerias e, até mesmo, forte amizade com pessoas muito distantes fisicamente.

Para quem atua em Instituições de Longa Permanência  para Idosos (ILPIs), o melhor exemplo disto é a Frente Nacional de Fortalecimento às ILPIs (Frente Nacional). Um movimento voluntário que nasceu em abril de 2020 e se manteve forte, em 2021,  cumprindo o seu propósito de unir forças em prol das vidas idosas e de uma política nacional de cuidados. Desde sua formação, a Frente Nacional já emitiu mais de 7 mil certificados para participantes de suas capacitações gratuitas.

Nós da Gero360, aderimos ao movimento. Nossos sócios Virgílio Garcia e Ana Paula Neves participam do Grupo de Estudos, Pesquisas e Diagnóstico, certificado e cadastrado junto ao CNPQ, sob a liderança da Profa. Dra. Marisa Accioly Domingues, o qual gerou o estudo mais utilizado sobre as ILPIs brasileiras.

Todo mês, motivos para celebrar

Homem lendo texto do blog da Gero360 no laptop

Em um período tão conturbado, foi preciso dar uma atenção especial às coisas positivas. Na Gero360, usamos o espaço do nosso blog para oferecer a gestores e equipes de ILPIs ideias de atividades saudáveis e inovadoras para fazer com os residentes.

Então, fizemos uma curadoria de atividades que – além de tornar o ambiente mais leve e mais alegre – ajudassem gestores e equipes a atenderem algumas exigências da RDC 502, que dispõe sobre o funcionamento das ILPIs. Dentre elas:

  • desenvolver atividades que estimulem a autonomia dos idosos;
  • promover condições de lazer para os idosos tais como: atividades físicas, recreativas e culturais.

 

Assim, nasceu a série de textos (mensais) com dicas de datas comemorativas para as casas de repouso. Ao todo, foram mais de 60 ideias compartilhadas, entre exercícios que estimulam a saúde e o bem-estar, atividades manuais, dicas de divulgação nos canais das instituições, estreitamento com os familiares e comunidade local.

Se você ainda não conhece as nossas dicas de datas comemorativas, vale conhecer. A grande maioria delas poderá ser adotada todos os anos, não sendo exclusiva do ano que passou.

Conteúdos que transformam

Além das dicas, vimos nosso conteúdo ultrapassar barreiras e apoiar gestores, familiares e profissionais dedicados ao cuidado do idoso. Neste ano, os conteúdos da Gero360 foram vistos mais de 1 milhão de vezes em buscas do Google. Nossos conteúdos interessaram mais de 53 mil pessoas, que clicaram em páginas ou textos do nosso site.

Usamos nossos canais, como blog e Instagram, para estimular a troca de conhecimento sobre assuntos relevantes do segmento de longevidade no país. Realizamos lives com temas fundamentais na rotina do cuidado ao idoso, como a Avaliação Geriátrica Ampla, e desenvolvemos conteúdos especiais que buscavam desmistificar as ILPIs.

Se o serviço de cuidados de idosos já era muito necessário antes da pandemia, depois dela eles se torna ainda mais. Os efeitos colaterais de quem teve a doença aceleraram perdas funcionais e a necessidade de atendimento especializado.

Produzir e facilitar o acesso a conteúdos relevantes sobre o cuidado de idosos é fundamental. O conhecimento é capaz de transformar! E a marca Gero360 tem se tornado, cada vez mais, uma referência na produção de conteúdos relevantes para quem cuida de idosos em casa ou em residenciais coletivos.

Cuidado de gente para gente

A proximidade de nossa equipe com gestores e profissionais de centenas de ILPIs brasileiras somada à busca constante por soluções que simplifiquem sua rotina, faz com que a Gero360 seja – cada vez mais – procurada para apoiá-los em sua rotina de cuidados.

 

Em 2021, passamos dos 4 mil residentes de ILPIs registrados em nosso sistema de gestão de cuidados. É gratificante perceber que estamos possibilitando que as casas de repouso ofereçam um cuidado mais eficiente e seguro para um número cada vez maior de pessoas!

Leônidas Porto e Gustavo usando o Gero360
Leônidas Porto (Gero360) e Gustavo Lopes (LSVP Campinas)

 

 

Com o nosso software para casas de repouso, mais de 45 mil cuidados são gerenciados diariamente. São mais de 1.300 profissionais de ILPIs usando o sistema para oferecer um cuidado mais eficiente e seguro. Todos eles contaram com o treinamento especial do time Gero360, apoiando em cada etapa da utilização do sistema.

O nível de satisfação de nossos clientes é altíssimo! Fizemos uma pesquisa para identificar oportunidades de melhoria e ficamos super felizes com o resultado, o qual mostrou que 92,6% dos clientes indicam a Gero360 para outras pessoas. 

Nossos números mostram que oferecer um cuidado eficiente; seguro e humanizado é um caminho sem volta! Eles mostram, também, que a Gero360 assumiu a liderança em sua área de atuação.

Desbravando fronteiras e rompendo barreiras

Se você acompanha a nossa história, sabe que a Gero360 nasceu na capital do Rio de Janeiro. No entanto, sempre tivemos um objetivo claro: impactar positivamente a rotina de milhões de pessoas idosas no Brasil, assim como suas famílias e profissionais responsáveis pelo cuidado.

Terminamos o ano de 2021 presentes em 12 estados, além do Distrito Federal. Mas, isso é só por enquanto. Queremos estar no Brasil inteiro! Vamos apoiar ILPIs de todo o país a melhorar processos e a otimizar seu tempo para focar na qualidade e na humanização do atendimento.

Além de desbravar fronteiras, rompemos barreiras e conquistamos pessoas que achavam que usar a tecnologia em sua casa de repouso seria complexo. Muitos de nossos parceiros atuais, haviam tido experiências bem ruins com outras tecnologias antes da nossa. E, agora, estão encantados com a nossa parceria.

Juntos, estamos provando que é possível acompanhar a tendência de ser mais digital e ter a vida facilitada pela tecnologia, muito além das compras pela internet.

Mantendo o foco na inovação, sempre!

Neste ano, a Gero 360 foi selecionada no concorrido edital de tecnologias assistivas da Finep (Financiadora de Estudos e Pesquisas). Um projeto que tem o objetivo de promover independência, autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida de idosos, com a adoção de pulseiras inteligentes e o uso de sensores e de assistente de voz.

Nesta nova etapa, vamos trabalhar para que o nossa tecnologia voltada ao cuidado de pessoas idosas em domicílio chegue para mais pessoas.

Por esses e por tantos outros acontecimentos de 2021, a equipe Gero360 agradece a todos os gestores, profissionais, parceiros e familiares que caminharam conosco estimulando um cuidado eficiente; seguro e humanizado. Não vemos a hora de ver o que 2022 nos reserva! Quais são seus planos e metas para o próximo ano?