Desde 1992, o dia 22 de março é reservado para a celebração do Dia Mundial da Água. Essa data entrou oficialmente no calendário anual por iniciativa das Nações Unidas após a conferência ECO-92, realizada no Rio de Janeiro. Assim, o dia tem como objetivo promover a conscientização sobre a relevância da água para a sobrevivência humana e de outros seres vivos. Nesse contexto, a cada ano é escolhido um novo tema, sendo “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”, o tema focal do ano 2023.
Seja a mudança que você deseja ver no mundo!
Quem acompanha o nosso trabalho já deve ter percebido que buscamos conectar assuntos do dia-a-dia com a rotina de cuidados das pessoas idosas. Na Gero360, temos como propósito “aliar conhecimento e tecnologia para inspirar indivíduos e estimular comportamentos e relacionamentos voltados para o cuidar de si e para o cuidar do outro com simplicidade; dedicação e amor”. Com isso em mente, nos dedicamos a desenvolver a melhor tecnologia para a gestão do cuidado das pessoas idosas. De modo semelhante, nossas redes sociais e blog estão sempre atualizados com conteúdos que buscam contribuir para o compartilhamento de conhecimento sobre a terceira idade e fortalecer ações sociais em prol do bem-estar dessas pessoas.
Aproveitando a data para relembrar a importância da hidratação na terceira idade
A ingestão de água e outros líquidos deve ser feita com regularidade, da mesma maneira em que definimos horários para as refeições ao longo do dia. Por isso, registrar os momentos de hidratação dos residentes no sistema de gestão da sua ILPI facilita no controle da quantidade de ingestão de líquidos pela pessoa idosa e na necessidade de aumentar ou diminuir este volume. Além de indicar possível desidratação associada a problemas recorrentes de saúde.
Aspectos relevantes da hidratação em nosso corpo
Influência na funcionalidade
Uma hidratação adequada possibilita o melhor funcionamento de todo o corpo humano, incluindo o sistema nervoso. Assim, ao manter uma ingestão hídrica constante, a cognição, a memória e as habilidades motoras podem ser beneficiadas.
Reserva hídrica
À medida que envelhecemos, nossos corpos tendem a reter menos água e temos menor reserva hídrica, o que significa que somos mais suscetíveis à desidratação. Isso pode ocorrer devido a mudanças fisiológicas como a diminuição da massa muscular e a diminuição da capacidade dos rins.
Sensação de sede
Em pessoas mais velhas, o mecanismo da sede pode estar comprometido e, portanto, eles podem não sentir a tanta necessidade de beber água ou líquidos. Isso pode levar a um risco aumentado de desidratação.
Saúde da pele
É comum que, ao longo do tempo, a pele se torne mais fina e mais suscetível a pequenos machucados e hematomas. Com uma boa hidratação corporal, a derme também se mantém hidratada, reduzindo as chances disso ocorrer.