Menu

Dicas de comemorações para a sua ILPI em novembro

Equipe Gero360 em 12/11/2021

Dicas de comemorações para a sua ILPI em novembro

Novembro chegou e, com ele, mais dicas de comemorações para integrar os residentes e os membros da sua equipe profissional. Em comparação aos outros meses do ano, as datas comemorativas de novembro são mais discretas. Mesmo assim, estas datas podem render bons momentos para os residentes e para a equipe de sua casa de repouso. Confira, abaixo, as dicas de comemorações para a sua ILPI em novembro:

Dia Nacional do Riso | 6 de novembro

Recentemente divulgamos aqui no blog dicas de filmes de comédia para exibir na sua ILPI, em celebração ao dia nacional do riso. 

Além da sessão de filmes, proponha uma dinâmica em que cada um dos residentes cite uma piada ou história engraçada. A história pode ser com base em uma experiência de vida ou apenas inventada, para trazer uma dose de alegria e melhorar o dia!

O dia nacional do riso é uma data que vale destacar sempre. Principalmente, pela importância que a risada tem no nosso bem-estar e na nossa saúde. 

Vários estudos já apontaram a relação direta entre o riso e a saúde física e mental. O riso ativa substâncias em nosso corpo, como a dopamina, que traz sensações benéficas de prazer e de alegria, podendo até reduzir a sensação de dor. Além disso, rir com outras pessoas nos conecta a elas, ajudando a criar laços essenciais para os residentes que compartilham o mesmo ambiente todos os dias.

Dia Internacional do Homem |19 de novembro

  • Apesar de ser menos conhecido do que o Dia da Mulher, o Dia Internacional do Homem – comemorado em 19 de novembro – é uma data importante para incentivar o cuidado dos homens com a própria saúde. A data é, também, uma ótima oportunidade para a conscientização sobre a prevenção contra o câncer de próstata.

De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, 70% das mortes por câncer de próstata acontecem depois dos 75 anos de idade. A maioria como consequência de tumores que começaram a crescer bem antes e poderiam ter sido identificados através de exames de rastreamento ao longo da vida, aumentando a probabilidade do sucesso do tratamento.

Conforme citamos no texto Envelhecimento do homem: um olhar sobre a saúde, em geral, homens cuidam menos de sua saúde do que as mulheres. Normalmente, o cuidado com a saúde do homem só acontece quando uma doença exige. Por isso, falar sobre o tema é fundamental.

 

 

Estimule o cuidado com a saúde do homem nos canais digitais da sua instituição

Utilize os canais digitais da sua casa de repouso para fazer publicações ou textos de blog com: 

  • dados relevantes sobre a saúde do homem;
  • dicas de prevenção contra as principais doenças que atingem essa parcela população;
  • com exemplos de atividades de conscientização que incluam a população masculina da sua instituição (residentes e equipe);
  • informações que estimulem as famílias de seus residentes a se informarem sobre este assunto.

Preparativos para as comemorações de final de ano

As festas de fim de ano estão se aproximando e, desde já, podem ser um ótimo tema para estimular a integração entre os residentes e convidar as famílias para participarem das comemorações!

Decore a ILPI!

Aproveite o mês de novembro para começar a decorar a sua instituição. Você pode contar com o apoio dos residentes na escolha dos elementos decorativos e até decorar juntamente a eles e aos profissionais. Luzes pisca-pisca e uma árvore de Natal que todos possam ajudar a enfeitar são possibilidades para a sua ILPI investir!

Que tal unir o útil ao agradável? Prepare uma dinâmica para que os residentes ajudem a confeccionar os enfeites de Natal e Ano Novo. Algumas sugestões: pintar bolinhas de isopor, recortar árvores de papelão para pendurar na árvore, usar cartolinas para escrever mensagens de desejos para o próximo ano. 

blank

Arrecade presentes

 

Festas de fim de ano ficam ainda mais animadas com presentes! Para ajudar, é possível começar uma campanha de arrecadação com os voluntários, caso a instituição tenha, ou com os próprios familiares, garantindo que todos os residentes ganhem lembranças no Natal.

Para facilitar na arrecadação, você pode listar algumas possibilidades de presentes, como pijamas, chapéus, sapatos e outros itens que possam ser úteis para os idosos, e divulgar esta lista para que as pessoas que conhecem a sua ILPI possam apadrinhar um ou mais residentes!

 

Proponha um amigo oculto!

Além da arrecadação externa, os residentes podem confeccionar presentes para seus colegas! Coloque o nome de todos que desejam participar em um recipiente e sorteie para que cada um receba o nome de outro idoso. 

A próxima etapa é pensar em possíveis presentes! Além de criar lembranças concretas, usando material reciclado e criatividade, também é possível dar presentes intangíveis, como um poema ou uma música. Para integrar toda a equipe, os profissionais da ILPI também podem, e devem, participar!

Nós, da Gero360, queremos apoiar gestores, clientes e parceiros na gestão de cuidado e no desenvolvimento dos seus negócios. Unimos conhecimento, experiência em diferentes áreas do saber e tecnologia para impactar positivamente a rotina dos indivíduos.

Conheça mais sobre o nosso trabalho aqui, ou entre em contato conosco no chat ao lado para saber como podemos auxiliar o seu negócio.